Publicidade

Qual o lançamento mais importante do ano? Listamos os principais e o que vem para 2019

O ano de 2018 foi de recuperação para a indústria automotiva, que vai terminar o período com alta acima dos 2 dígitos. Além de uma retomada economia, mesmo que discreta, alguns lançamentos contribuíram para o aquecimento das vendas no mercado nacional. Listamos abaixo os principais, por montadora, e gostaríamos de saber qual você achou mais importante no ano, deixando seu comentário no final.

Volkswagen

Outra novidade foi a chegada da nova geração do Tiguan, que ganhou o sobrenome Allspace, com opções de 5 e 7 lugares. Completamente redesenhado o SUV médio ganhou uma versão esportiva denominada R-Line, que é puxada pelo motor 350 TSI do Golf, com 220 cavalos de potência.

A montadora que mais apresentou novidades em 2018 foi a Volkswagen. Os alemães praticamente abriram o ano com o lançamento do Virtus, em janeiro, introduzindo um novo sedã compacto no mercado. O sedã do novo Polo, que havia sido apresentado poucos meses antes, rapidamente ganhou espaço e é hoje o mais vendido em seu segmento. Seus principais atributos são o espaço interior para passageiros e bagagem, além de uma motorização eficiente, principalmente nas versões puxadas pelo 200 TSI com transmissão automática.

LEIA MAIS DA VOLKSWAGEN

+ Volkswagen em festa: Virtus é o carro mais premiado do ano no Brasil

+ Testamos o novo Volkswagen Golf GTI, um esportivo raiz e tecnológico

+ Volkswagen confirma lançamento do Golf Mk8 para segundo semestre de 2019

+ Volkswagen apresenta versões GTS do Polo e do Virtus no Salão de São Paulo

+ Confira nossas impressões com o Tiguan Allspace R-Line

+ Entenda porque a Amarok V6 acelera como carro esportivo

+ Amarok V6: picape valente que se comporta como sedã

+ Novo Jetta ganha versão de entrada abaixo dos R$ 100 mil para decolar nas vendas

Por falar no hatch médio, o Golf passou por uma leve reestilização em 2018, ganhando novos faróis e elementos de tecnologia no interior. A nova geração MK8 será apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro de 2019.

Seguindo essa linha de esportividade, a Volks lançou a Amarok com motor V6 de 225 cv e 56,1 kgfm de torque. Essa versão potente deu um bom fôlego nas vendas da picape média.

Quem mudou bastante em 2018 foi o Jetta, que chegou em nova geração com motorização 1.4 (250 TSI) em três versões. Agora em 2019 a linha será ampliada com a versão topo de linha Highline (ou GLI) com o motor 2.0 do Golf.

A Volks ainda deu em 2018 uma repaginada nos compactos Gol e Voyage, que ganharam transmissão automática, o que refletiu bem nas vendas, principalmente do hatch.

Além dessas novidades, a Volkswagen ainda fez um pré-lançamento do seu inédito SUV compacto, o T-Cross, que será um dos lançamentos mais importantes de 2019 e que vai ocorrer no primeiro semestre.

Fiat

Os italianos não tiveram o mesmo volume de novidades que a Volkswagen, mas trouxe um modelo novo para o mercado. O Cronos é um sedã compacto da linha do Argo e também caiu nas graças do consumidor. Ele se destaca pela ampla oferta de versões e motorizações, o que possibilidade uma maior faixa de consumidores.

LEIA MAIS

+ Fiat Cronos Precision é completão e anda bem

+ Comparativo: o renovado Honda City enfrenta o novíssimo Fiat Cronos

+ Volkswagen e Fiat duelam no Salão de São Paulo com versões especiais do Polo, Virtus, Cronos e Argo

+ Fiat apresenta no Salão do Automóvel o conceito do SUV da picape Toro

+ Fiat lança a Toro Ranch, nova versão top de linha que custa R$ 150 mil

Outra novidade foi a chegada da versão Ranch da Toro, que levou atributos mais luxuosos para a versão topo de linha da picape média/compacta mais vendida do país.

Chevrolet

O ano também foi movimentado na Chevrolet. Mesmo sem introduzir um carro novo no mercado, a montadora norte-americana lançou novas versões para seus modelos. Quem mais mudou na turma da GM foi o Spin, que recebeu um forte “tapa” no visual e ficou mais agradável aos olhos. Sucesso de vendas no segmento familiar de sete lugares, o Spin também perdeu o estepe na tampa do porta-malas na versão “aventureira”, agora chamada de Activ7.

LEIA MAIS DA CHEVROLET

+ Chevrolet lança versão exclusiva do Spin para PcD por R$ 69.900

+ Chevrolet apresenta o novo Camaro, que chega ao Brasil no início de 2019

+ Chevrolet confirma nova geração do Cruze já em 2019 com internet Wi-Fi 4G

+ Chevrolet anuncia venda do elétrico Bolt EV no Brasil na abertura do Salão de São Paulo

+ Testamos o Spin Activ7, a versão aventureira do carro familiar da Chevrolet

A picape S-10 e o SUV Tracker ganharam versões Midnight, que se destacam pelos elementos em preto e itens exclusivos, como novas rodas. Para 2019, está confirmada a versão “noturna” do Equinox, que foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano. No mesmo evento, a montadora mostrou o novo Camaro.

Outro importante lançamento da Chevrolet feito no Salão de São Paulo, mas que só estará nas ruas em 2019 foi o Bolt. O hatch compacto 100% elétrico custa R$ 175 mil e tem uma autonomia média de 383 km, segundo a GM.

Quem também chega em 2019 é o novo Cruze, que adotará o visual da versão norte-americana e ganhará internet 4G com Wi-Fi na cabine. São esperadas também as novas gerações do Onix, Prisma e Cobalt. O ano promete para a a Chevrolet.

Ford

A Ford está diminuindo sua linha de produtos no mundo e o Brasil não poderia ficar de fora desse corte. Já foi anunciado o fim da linha para o Focus e especula-se que o Fiesta siga o mesmo caminho. A montadora aposta suas fichas por aqui na linha Ka, no EcoSport e na picape Ranger.

LEIA MAIS DA FORD

+ Ford confirma a versão Storm para a picape Ranger no Brasil em 2019

+ Ford Mustang 2019 ganha nova cor, novo som Bang & Olufsen fica R$ 16 mil mais caro

+ Ford inicia pré-venda do Edge ST com 335 cv e preço de R$ 299 mil

+ Testamos o Ford Ka renovado em sua versão aventureira Freestyle

+ Veja detalhes e preços de todas as versões do novo Ford Ka

O Ka passou por um facelift em 2018, ganhou uma versão aventureira nova, mas a principal novidade foi a introdução da transmissão automática. Os compactos figuram entre os mais vendidos do seu segmento e ganharam fôlego extra.

 

A montadora apresentou no Salão de São Paulo algumas novidades que vão chegar em 2019, como a versão Storm da Ranger e o EcoSport Titanium sem o pneu de estepe pendurado na tampa do porta-malas. Outra novidade é a versão GT do SUV grande Edge, que já está sendo vendida por R$ 299 mil.

Jeep

O ano de 2018 foi de consolidação para a Jeep no Brasil. Seus dois modelos produzidos aqui, Renegade e Compass, figuram entre os SUVs mais vendidos no país. O Compass ganhou poucas novidades na linha 2019, enquanto o Renegade passou por um facelift de meia vida.

LEIA MAIS DA JEEP

+ Novo Jeep Wrangler chegará ao Brasil em 2019 cheio de novidades

+ Jeep divulga preços da linha 2019 do Compass que agora parte de R$ 111.990

+ Renegade ganhará motor 1.3 turbo no primeiro semestre de 2019

+ Renegade 2019 é apresentado com novidades no estilo, tecnologia e com porta-malas maior

Para o ano que vem, a principal novidade da montadora será a chegada da versão turbo para o Renegade (um rival para o T-Cross). A motorização 1.3 a gasolina entrega 150 cv e será importada. Com o crescimento da demanda, o propulsor deve passar a ser produzido no Brasil em 2020.

Toyota

Mesmo com poucos modelos no mercado brasileiro, a Toyota teve um ano revolucionário por aqui em 2018 com o lançamento do Yaris nas carrocerias hatch e sedã. Agraciados com a boa fama que a marca carrega no Brasil, os compacto conseguiram bom volume de vendas e prometem dar trabalho aos líderes de segmento em 2019.

LEIA MAIS DA TOYOTA

+ Toyota confirma produção no Brasil do primeiro veículo híbrido flex do mundo

+ Conheça o novo Toyota Corolla, que chegará no próximo ano ao Brasil

+ Testamos versão topo de linha do novo Toyota Yaris sedã

+ Testamos o Toyota Yaris na versão topo de linha que custa quase R$ 80 mil

+ Toyota Hilux chega renovada no visual, nos equipamentos e quase R$ 8 mil mais cara

Entre os utilitários, Hilux e SW4 seguem navegando em águas calmas. A picape ganhou uma versão especial no Brasil para comemorar os 50 anos de mercado. Não espere muitas novidades nesse segmento pela Toyota.

Já entre os sedãs médios, uma nova revolução deve ocorrer em 2019 com a chegada da 12ª geração do Corolla. O sedã mais vendido do país passará por ampla mudança no estilo e novos (e necessários) equipamentos de tecnologia. Resta saber ser a montadora conseguir lançar o novo Corolla ainda no primeiro semestre, uma vez que a fábrica no interior de São Paulo está em adaptação para receber a nova plataforma.

Honda

Já para a Honda, o ano de 2018 foi de “manutenção” das boas vendas sem fazer grandes lançamentos. Seu SUV mais vendido, o HR-V passou por leve facelift e segue com fôlego. O Civic ainda colhe os frutos da 10ª geração apresentada em 2017 e não deve ter grandes novidades no ano que vem.

LEIA MAIS DA HONDA

+ Honda revela o novo Accord e confirma o HR-V turbo no Brasil

+ Honda HR-V 2019 chega com novidades no estilo e em equipamentos

+ Honda Fit 2019 ganha novos equipamentos de série e fica até R$ 900 mais caro

+ Confira nossas impressões com os novos Honda CR-V e Civic Si

 

Os importados CR-V e Civic Si mudaram bastante e chegaram ao Brasil neste ano, mas com preços bem fora da realidade de mercado para seus segmentos.

Para 2019, a principal novidade da Honda será a chegada da versão turbo do HR-V, que já foi confirmada. É uma resposta dos japoneses para o lançamento Volks T-Cross (que só terá motor TSI) e para o Renegade, que ganhará motorização 1.3 turbo também no ano que vem.

Nissan

O ano de 2018 foi de calma para a Nissan. Sem grandes lançamentos, a montadora concentra seu poder de ataque no Kicks, um dos SUVs mais vendidos do país. A picape Frontier passou a ser produzida na Argentina e ganhou mudanças no visual.

LEIA MAIS DA NISSAN

+ Perto do Brasil, novo X-Trail já protagoniza propaganda de fim de ano da Nissan

+ Nissan aposta na tecnologia para destacar a Frontier no concorrido mercado de picapes

+ Nissan anuncia no Salão do Automóvel o preço da linha 2019 da Frontier

+ Nissan Leaf é lançado no Salão do Automóvel e começa a ser vendido por R$ 178.400

O que se espera é que em 2019 as coisas sejam mais agitadas na Nissan. Além do elétrico Leaf confirmado por R$ 178.400, espera-se que o Kicks receba um facelift de meia-vida para enfrentar as novidades que estão chegando entre os SUVs compactos. A posta da Nissan será uma versão híbrida para o Kicks e o retorno do X-Trail, também com motorização híbrida.

Já está mais do que na hora de os outros modelos, March, Sentra e Versa também passarem por uma transformação para ganhar novo fôlego.

Hyundai  

Muito bem nas vendas no mercado nacional, a Hyundai se limitou a apresentar versões novas de seus modelos por aqui. Quem passou por um leve facelift foi o best-seller HB20, que ganhou nova grande frontal e mais equipamentos na cabine.

LEIA MAIS DA HYUNDAI

+ Hyundai apresenta o novo Santa Fe com estilo renovado e motor V6

+ Hyundai Creta ganha versão mais barata com câmbio automático

+ Quanto custaria o Creta de luxo que a Hyundai apresenta no Salão de São Paulo?

+ Hyundai apresenta conceito Saga, que antecipa o estilo do novo HB20

+ Série especial da Hyundai para Creta, HB20 e HB20S começa a ser vendida

O Creta, que briga para fechar 2018 como o SUV compacto mais vendido no Brasil, ganhou duas novas versões, a especial 1 Million (que também tem no HB20 e HB20S), além de uma opção de entrada (Smart) com caixa automática custando R$ 83.490.

Entre os sul-coreanos mais caros, destaque para o novo Santa Fé, apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Para 2019 a pegada deve ser essa. Novas versões e leves mudanças em seu modelos. A Hyundai prepara a nova geração do HB20, que pode chegar no final do ano que vem ou no início de 2020. É também aguardado o lançamento de uma picape média/compacta para brigar com Toro e a futura Volks Tarok, mas ela deve chegar ao Brasil também em 2020.

Renault

A montadora francesa deixou para o final do ano a apresentação de seu principal lançamento para o Brasil. Foi no Salão do Automóvel de São Paulo que a Renault mostrou o Zoe. O compacto 100% elétrico está sendo vendido por R$ 149.990 e promete uma autonomia 300 km.

LEIA MAIS DA RENAULT

+ Salão do Automóvel: Renault lança o Zoe, o 100% elétrico mais barato do Brasil

+ Mégane R.S é o Renault dos sonhos que todos querem ver no Brasil

+ Renault Sandero ganha série limitada com visual esportivo

Para 2019, o principal lançamento da Renault será a picape média Alaskan. Também devem pintar novas versões para o sucesso de vendas Kwid e para o Captur.

PSA Peugeot Citroën

Das marcas irmãs francesas, a Peugeot trouxe a versão “esticada” do belo 3008, denominada 5008 e com sete lugares. Para 2019, a principal novidade da marca do leão será a nova geração com compacto 208. O pequeno deve mudar bastante, mas primeiro na Europa. Não é certa a chegada da nova geração no Brasil ainda no próximo ano.

LEIA MAIS DA PSA

+ Peugeot 508 SW é mais uma bela perua que não vem para o Brasil

+ Peugeot apresenta em Paris um conceito que mistura passado e futuro

+ Peugeot mostra o novo sedã 508

+ Citroën lança o C4 Cactus no Brasil partindo de R$ 68.990 para brigar entre SUVs compactos

Já a Citroën entrou na briga dos SUVs compacto em 2018 com a chegada do C4 Cactos. Com estilo exuberante, o modelo é o mais vendido pela montadora na Europa e deve seguir o mesmo caminho no Brasil. Só que aqui a concorrência é pesada nesse segmento. Para 2019, assim como a Peugeot, a Citroën deve apresentar a nova geração do seu compacto, o C3.

Mitsubishi

A japonesa Mitsubishi teve como principal lançamento em 2018 o Eclipse Cross. O SUV médio parte de R$ 149.990 e é puxado pelo eficiente motor 1.5 turbo de 165 cv. Ele se posiciona entre o ASX e o Outlander.

LEIA MAIS DA MITSUBISHI

+ Mitsubishi apresenta o novo Pajero Sport no Salão e inicia pré-venda no Brasil

+ Testamos o Eclipse Cross, novo SUV da Mitsubishi que chega ao Brasil

+ Mitsubishi lança o Eclipse Cross no Brasil com preço partindo de R$ 149.990

+ Nova Mitsubishi L200 Triton surge em teaser

Durante o Salão de São Paulo, a Mitsubishi apresentou a nova e polêmica geração do Pajero Sport, que já teve a pré-venda iniciada no Brasil por R$ 259.990. O “jipão” mudou radicalmente e tem no desenho da traseira seu principal ponto de polêmica. A reação durante o Salão era de espanto, mas quando se trata de off-road, os japoneses da Mit sacam muito e o Pajero deve seguir bem o seu caminho.

* Nos próximos dias publicaremos os destaques das marcas premium em 2018

* Por Bruno Vasconcelos

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade