Publicidade

VW Nivus recebe 5 estrelas em teste de colisão do Latin NCAP

O VW Nivus recebeu cinco estrelas no teste de colisão do Latin NCAP. O teste avalia a segurança entregue pelos automóveis vendidos na região da América Latina e Caribe. Segundo a fabricante, os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.

Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Nivus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportados para 15 países nas Américas Central e Sul.

A versão 2022 no SUV passou a contar com novos equipamentos de segurança. O Nivus passou a ser ofertado na versão Comfortline, de fábrica, com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de Emergência) e Start-Stop.

A lista de equipamentos de série do SUV cupê é ampla e contempla ainda seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR), faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em LED, entre outros.

LEIA MAIS
+ BYD INICIA PRÉ-VENDA DO SEU PRIMEIRO HÍBRIDO NO BRASIL

VW Nivus | Foto: Divulgação
Testes rigorosos
O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor índice entre os quatro grupos.
No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste).

Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.
No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.
No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).
Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade