A primeira quinzena de julho de 2025 registrou 93.868 veículos emplacados no Brasil, resultado que representa uma leve retração de 3,4% em relação ao mesmo período de 2024, e queda de 3,2% em comparação à segunda quinzena de junho.
Os dados são da consultoria Bright Consulting, que apontam uma tendência de estabilidade no setor, com oscilações entre os canais de venda e crescimento contínuo nos modelos eletrificados.
O canal de venda no varejo (showroom) teve destaque no período, com 54.360 unidades emplacadas, um aumento de 18,6% frente à quinzena anterior. A alta sinaliza uma recuperação no varejo tradicional, que vinha operando abaixo dos níveis de 2024. Apesar da reação momentânea, o showroom ainda acumula uma queda de 2,1% no ano (661.224 unidades, contra 675.560 no mesmo período de 2024).
Em contrapartida, a venda direta (geralmente destinada a empresas, frotistas e locadoras) registrou queda de 22,8% em comparação a junho, com 39.508 unidades. O recuo também foi de 4,2% em relação à primeira quinzena de julho do ano passado.
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A retração é atribuída à sazonalidade de julho, quando o mercado costuma ser impactado pelas férias escolares e por ajustes logísticos e operacionais. Com isso, a participação da venda direta caiu para 42,1%, enquanto o showroom subiu para 57,9%.
Mesmo com a desaceleração na quinzena, a venda direta acumula alta de 13% no ano, somando 561.789 unidades, ante 497.342 no mesmo período de 2024.
Participação por montadora
Entre as fabricantes, a Toyota apresentou o maior avanço de participação, subindo 0,8 ponto percentual (p.p.), de 7,7% para 8,5%. A BYD, em crescimento constante com seus modelos eletrificados, cresceu 0,4 p.p. (de 3,4% para 3,8%). Já a Jeep ganhou 0,3 p.p., passando de 4,1% para 4,4%.
Por outro lado, a Volkswagen teve a maior perda de participação, caindo 2,1 p.p., de 19,9% para 17,8%. A Hyundai perdeu 2,0 p.p. (de 9,7% para 7,7%) e a Honda, 0,7 p.p. (de 4,3% para 3,6%).
As variações são atribuídas a ajustes de mix de produção, calendário de lançamentos e estratégias promocionais adotadas por cada fabricante.
Veículos eletrificados seguem em alta
O segmento de veículos eletrificados segue em trajetória de expansão, com 9.768 unidades emplacadas na primeira quinzena de julho. Isso representa um aumento de 9,9% frente à quinzena anterior e alta de 43,2% em relação ao mesmo período de 2024.
A participação por tipo de propulsão foi:
BEV (100% elétrico): 3.197 unidades (32,7%)
PHEV (híbrido plug-in): 2.747 (28,1%)
MHEV (híbrido leve): 2.329 (23,8%)
HEV (híbrido convencional): 1.495 (15,3%)
Os modelos mais vendidos por categoria foram:
BEV: BYD Dolphin Mini – 1.075 unidades (33,6%)
PHEV: GWM Haval H6 – 765 (27,9%)
MHEV: Fiat Fastback – 990 (42,5%)
HEV: GWM Haval H6 – 423 (28,3%)







