A Nissan aproveitou a maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES) 2019, em Las Vegas (EUA), para mostrar o novo Nissan Leaf Nismo RC, a demonstração mais eletrizante da Mobilidade Inteligente da Nissan.
LEIA MAIS
+ CES 2019: BMW apresenta a R 1200 GS autônoma que “auxilia” o piloto
+ Perto do Brasil, novo X-Trail já protagoniza propaganda de fim de ano da Nissan
+ Nissan apresenta versão de produção do GT-R50 e inicia as vendas por R$ 4,3 milhões
+ Nissan aposta na tecnologia para destacar a Frontier no concorrido mercado de picapes
O carro foi desenvolvido pelo braço de competições da Nissan, a Nismo. Por meio de seu know-how nos esportes a motor, a Nismo criou uma forma empolgante para demonstrar o potencial da tecnologia zero emissão da Nissan, que é um dos principais componentes da visão da Nissan Intelligent Mobility, a Mobilidade Inteligente da Nissan.
Com dois motores elétricos, tração nas quatro rodas e carroceria com design agressivo, o carro especialmente feito para as competições demonstra como a tecnologia de veículos elétricos da Nissan pode entregar muita potência combinada à silenciosa propulsão zero emissão – um componente-chave da visão de Mobilidade Inteligente da Nissan. O modelo é equipado com uma tecnologia avançada de bateria e componentes de transmissão do Nissan Leaf, o carro elétrico campeão de vendas em todo o mundo.
“O novíssimo Leaf Nismo RC mostra como estamos elevando nosso patamar ainda mais alto no que diz respeito à performance e força bruta – fazendo com que os veículos elétricos sejam ainda mais empolgantes para os clientes”, comentou Daniele Schillaci, diretor mundial de marketing, vendas e veículos elétricos na Nissan. “Esta é nossa expressão mais eletrizante já feita da filosofia de Mobilidade Inteligente da Nissan”. A Nissan pretende produzir seis unidades do novíssimo Leaf Nismo RC, para que os fãs de todo o mundo possam vivenciar a experiência da potência e empolgação que o modelo entrega, em primeira mão.
Força e tração
Para propulsionar o novo Leaf Nismo RC, foram colocados dois motores elétricos em posições opostas no chassi. Os motores entregam um total de 240 kW (120 kW cada um) e impressionantes 640 Nm de torque instantâneo para as quatro rodas. Assim, o veículo entrega mais do que o dobro de torque e potência máxima em comparação com o Leaf Nismo RC anterior, que foi lançado em 2011. A tecnologia de transmissão – compartilhada com o novo Nissan LEAF – inclui inversores e a bateria de íons de lítio de alta capacidade.
Um novo sistema de tração nas quatro rodas dá ao Leaf Nismo RC capacidades impressionantes nas curvas. A potência é gerenciada de forma independente para cada eixo, fornecendo torque instantâneo ao pneu que apresenta maior aderência, para que o carro possa ser pilotado de forma rápida e eficiente em circuito. Assim como no modelo anterior, o equilíbrio do peso do chassi foi otimizado pela localização da bateria no centro da carroceria, com os inversores e motores elétricos posicionados de forma otimizada sobre os pneus dianteiros e traseiros.
O Leaf Nismo RC apresenta uma série de componentes mais leves e uma estrutura monocoque de fibra de carbono de competição, permitindo que ele tenha um peso de apenas 1.220 kg. Já a relação peso-potência resulta em uma performance impressionante de 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos, ou seja, 50% mais rápido do que o modelo anterior.
Pronto para as corridas
Apesar de o design do novo Leaf Nismo RC ser em grande parte baseado no Leaf Nismo RC original, o modelo exibe um visual bem mais agressivo. O capô alongado e a grade V-motion característica da Nissan destacam a frente totalmente reestilizada. Já as combinações em prata e preto exibida pela carroceria com realces na cor vermelho Nismo – semelhante ao carro de Fórmula E da Nissan – fazem com que o Leaf Nismo RC pareça estar sempre em movimento, mesmo quando está parado na linha de largada.
A carroceria de três volumes inclui partes removíveis na frente e na traseira, janelas fixas, faróis dianteiros e lanternas traseiras em LED, além de um spoiler traseiro ajustável para potencializar a força descendente exercida sobre o asfalto.
O modelo é ligeiramente mais comprido que seu antecessor, com um comprimento total de 4,545 mm e uma distância entre eixos de 2.750 mm. O Nissan Leaf Nismo RC tem uma boa aderência ao solo, com um formato que parece cortar o vento com apenas 1,212 mm do teto à pista – o que corresponde a mais de 300 mm a menos em comparação com o Nissan Leaf de produção em série.