Publicidade

Volkswagen celebra 65 anos da Fábrica Anchieta

A Volkswagen do Brasil comemora os 65 anos de sua fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP). Inaugurada em 1959, a planta foi a primeira da marca fora da Alemanha e já produziu mais de 14,7 milhões de veículos, representando 57% da produção total da companhia no Brasil.

Em um cenário de inovação constante, a fábrica continua sendo um dos maiores complexos industriais do país, com investimentos robustos em tecnologia, sustentabilidade e novos modelos.

LEIA MAIS
+ Hilux e SW4: Toyota estreia novidades para linha 2025

Em outubro, a Anchieta iniciou a produção do Novo Nivus, o terceiro lançamento da ofensiva de 16 novos modelos planejados pela Volkswagen até 2028. Além do Nivus, são fabricados na planta os modelos Novo Polo GTS, Novo Virtus e Saveiro.

A fábrica também se prepara para receber o Nivus GTS, confirmado para 2025, e dois outros modelos inéditos que serão anunciados em breve. O investimento em novos lançamentos é parte de um plano de R$ 16 bilhões que a marca destinará ao Brasil até 2028.

Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, destaca a importância estratégica da Anchieta. “Seguimos investindo continuamente na unidade, que é um centro completo de pesquisa, desenvolvimento e produção de veículos, reafirmando nossa confiança no Brasil”, afirmou. Além dos investimentos em novos modelos, a Volkswagen está destinando R$ 13 bilhões para as unidades paulistas da marca, incluindo a Anchieta, além das fábricas de Taubaté e São Carlos.

A fábrica Anchieta é um polo de inovação tecnológica, com uso de recursos de Indústria 4.0. Isso inclui inteligência artificial (IA), drones, realidade virtual e aumentada, além de impressoras 3D para produção de protótipos e peças.

A IA, por exemplo, é utilizada para garantir a qualidade das carrocerias e na montagem dos vidros, um processo automatizado que foi expandido para todos os modelos produzidos na planta. Além disso, a realidade aumentada é aplicada para o desenvolvimento de novos veículos e simulação de processos de produção.

A sustentabilidade também é uma prioridade na fábrica Anchieta. Em 2024, ela começou a utilizar biometano em sua matriz energética, sendo pioneira no setor. A parceria com a Raízen fornecerá 8,1 milhões de m³ de biometano por ano até 2027, permitindo uma redução de até 99% nas emissões de CO2 no processo de pintura das carrocerias. Este movimento é parte da estratégia global da Volkswagen para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade