Publicidade

Kardian finalmente transforma a Renault do Brasil em uma nova montadora

Trocou o padrão e saiu jogando. Foi desse jeito que a Renault (original) entrou em campo. Esqueça a associação com o que ainda está por aqui (respeito o Duster) mas o novo Kardian é diferente. Melhor, muito melhor comparado ao Sandero, o carro com medidas de SUV encara como favorito o Pulse e Nivus. Que jogo!

Nas especificações técnicas, o Kardian é equipado com propulsor 1.0 turbo de 125 cv com 22,4 kgfm de torque e câmbio automático de dupla embreagem úmida. Observe o pomo da alavanca com a manopla i-shifter.

Segundo a Renault, este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque. Se você se atrever um pouco mais e coloca no modo manual, trocando de marchas nos paddles ao volante vai ver o capricho da engenharia nas palmas das suas mãos. O console é elevado e o “freio de mão” eletrônico.

O turbo TCe 1.0 flex é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, é, também, o que tem a melhor eficiência energética com 1,59 MJ/km. Anda perto do cheiro esse conjunto com turbocompressor de injeção direta de combustível, comando de válvulas, cabeçote em formato delta (reduz massa) e função start & stop.

O Renault vem equipado, de série, com seis airbags em todas as versões. O modelo ainda vem com 13 sistemas de assistência ao motorista, como alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, controle de velocidade adpatitivo, sensor de estacionamento frontal e traseiro, câmera de estacionamento e mais.

LEIA MAIS
+ C3 Aircross por R$ 130 mil ou Tiggo 7 Sport por R$ 5 mil a mais?

Acabamento e design
O SUV compacto é o primeiro da turma da plataforma global (Renault Group Modular Plataform – RGMP) produzido no Brasil com a nova identidade de marca, com o logo “Nouvel R”. Já tem um próximo anunciado e provavelmente mais uma picape e com certeza um SUV de sete lugares.

Baseada no formato de losango, a grade frontal exibe desenhos em formato de “diamante”, graças aos vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento preto piano, na versão première edition, a melhor das três de fato. São R$ 112,9 mil no Evolution, R$ 122,9 mil para o Techno (opcional teto preto). Mas vale o investimento de R$ 132,7 mil na topo da gama.

Interior
Por dentro, a interface do painel de instrumentos digital de 7″ apresenta todas as informações sobre a condução. Tudo bem fácil, A central multimídia de 8 polegadas com design flutuante oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio. Herança do Duster nesse ponto.

Nas versões Techno e Première Edition o Kardian traz sistema de áudio com seis alto falantes (dois boomers e dois tweeters na dianteira e dois coaxiais na parte traseira). O refino a bordo vai além do olhar.

Dimensões
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. A distância entre-eixos (2,60 m), é a melhor entre os concorrentes diretos. A altura do solo é de 21 cm. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos do Kardian.

A rodagem no aro 17 foi bem escolhida e o desenho de acabamento estético merece aplausos. A modernidade chegou à Renault.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade