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C3 Aircross por R$ 130 mil ou Tiggo 7 Sport por R$ 5 mil a mais?

A Citröen lançou o novo C3 Aircross no Brasil, que está disponível nas configurações de cinco e sete lugares. Testamos a versão Shine 1.0 T200 que custa R$ 129.990 e leva cinco pessoas. Mas será que vale o preço ou melhor investir R$ 5 mil a mais no Caoa Chery Tiggo 7 Sport?

No coração do carro, a vantagem fica por conta do SUV da Caoa, que conta com motor 1.5 turbo de 150 cv de potência, contra 130 cv do rival – ambos abastecidos no etanol. O torque do Tiggo também é superior ao do Aircross. São 21,4 kgfm e 20,4 kgfm, respectivamente.

Contudo, o Aircross Shine acelera de 0-100 km/h mais rápido. São 9,7 segundos do SUV da Stellantis contra 10,7 segundos do Caoa Chery. Ambos os modelos contam com transmissão do tipo CVT. Enquanto o C3 simula 7 marchas, o Tiggo 7 Sport simula 9 velocidades.

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Com menor potência, o C3 leva vantagem no consumo. Os números oficiais cravam 10,6 km/l de gasolina no ciclo urbano para este. Porém, em nosso teste na cidade, o modelo fez 8,2 km/l. Já os números oficiais do Tiggo 7 apontam para um consumo médio de 10 km/l, com gasolina e também no ciclo urbano (ainda não testamos o consumo da vida real).

Apesar disso, a autonomia do Tiggo 7 é maior, justamente pela maior capacidade do tanque de combustível l: 51 litros. O rival tem 47 litros. Desta forma, o SUV da Caoa roda 597 quilômetros na rodovia com o tanque cheio (baseado nos números oficiais).

Na rodagem, o C3 é confortável. Os 20 centímetros de altura em relação ao solo proporcionam uma experiência agradável de direção. É alto e não sentimos dificuldade em passar em nenhum tipo de terreno. O Tiggo tem uma altura menor: 17,3 cm.

Mas é no nível de acabamento que o Tiggo 7 dá um banho no seu rival. O modelo, que custa R$ 5 mil a mais, tem mais conforto a bordo e mais tecnologias. Ambos contam com bancos em couro, mas o C3 abusa do plástico nas portas e painel. Já o Caoa Chery entrega couro nas portas e um acabamento mais premium.

Outro ponto negativo de destaque a respeito do C3 é que o carro tem uma chave que sequer é do tipo canivete – uma economia desnecessária em um carro que custa acima de R$ 100 mil.

Com o preço a mais do Tiggo 7 Sport, o cliente terá um carro com faróis em LED e ajuste de altura, controle automático de descida, saída de ar-condicionado para os ocupantes da segunda fileira, apoio de braço central para os ocupantes traseiros, bancos dianteiros com ajustes elétricos, chave presencial, freio de estacionamento elétrico, acionamento remoto do motor, auto hold e carregamento do celular por indução.

Foto: Divulgação/Caoa Chery

Na questão do espaço, o 7 Sport é maior em tudo, menos no entre-eixos, que é igual (2,67 metros). São 4,50 metros de comprimento contra 4,32 m do Aircross Shine. Na largura, o C3 tem 1,72 metro e o Tiggo tem 1,84 metro. Enquanto que o C3 tem 493 litros no porta-malas, o Chery conta com 525 litros.

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