Publicidade

Bose criou um Lexus saltitante há 20 anos, antes do BYD YangWang U9

A Bose, conhecida por seus fones de ouvido com cancelamento de ruído e alto-falantes de alta qualidade, também investiu por anos em um projeto de suspensão avançada para veículos.

Entre 1980 e 2004, a empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de eliminar praticamente todos os movimentos do corpo de um carro, mantendo-o estável, mesmo em terrenos irregulares. Porém, apesar de sua inovação, o sistema nunca chegou a ser produzido em massa.

LEIA MAIS
+ Zeekr X é eleito como veículo elétrico mais seguro de 2024

Chamado de Project Sound, o projeto foi um esforço direto do fundador da Bose, Amar Bose, e envolveu uma equipe dedicada que trabalhou em segredo durante 24 anos. O sistema usava motores eletromagnéticos, amplificadores e interruptores de energia elétrica para ajustar automaticamente a suspensão do veículo conforme as condições da estrada.

Isso permitia que o carro se mantivesse extremamente estável, sem os tradicionais balanços durante as curvas e até mesmo pulasse pequenos obstáculos. Você deve estar pensando agora: recentemente eu vi um carro que faz isso.

Exatamente. A BYD, demonstrou o supercarro elétrico YangWang U9 que tem essa função de pular obstáculos, além de outras coisas. Porém, há mais de 20 anos atrás, a Lexus já tinha uma tecnologia semelhante, pois a suspensão Bose também permitia que o carro “saltasse” sobre obstáculos. Então não podemos chamar de algo inédito.

Apesar das semelhanças, o sistema da Bose equipado em um Lexus LS, foi pioneiro no desenvolvimento de sistemas que desafiaram as convenções da suspensão automotiva, mas nunca conseguiu levá-los ao mercado.

Confira o vídeo: 

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade