Publicidade

YangWang U9: esportivo de 1.300 cv tem suspensão que dança e pula obstáculos

A marca chinesa YangWang, da BYD, divulgou um vídeo de seu carro esportivo U9 demonstrando os recursos de sua suspensão Disus X, capaz de fazer o veículo saltar sobre obstáculos, como buracos e pontas de metal.

O carro, que possui motor de 1.287 cv (960 kW) e acelera de 0 a 100 km/h em poucos segundos, foi filmado pulando uma cratera, atravessando uma série de pontas de metal e passando sobre tiras coloridas de poeira, tudo isso com o auxílio de sua tecnologia autônoma.

Embora o carro tenha impressionado com sua capacidade de saltar sobre obstáculos, é difícil entender sua utilidade prática no dia a dia. A suspensão Disus X parece mais um truque visual, como a famosa “dança” do veículo, do que uma funcionalidade útil para motoristas comuns.

LEIA MAIS
+ Bateria coreana retém 87,9% de desempenho após 1.000 ciclos de carga

O preço do YangWang U9 é de 1,68 milhão de yuans (cerca de R$ 1,4 milhão, na conversão direta e sem contar os impostos de importação), e o veículo já foi visto em outros vídeos demonstrando suas habilidades, como dirigir em três rodas e realizar manobras de dança.

No entanto, apesar do alto desempenho e das manobras impressionantes, o U9 não tem se mostrado competitivo com modelos como o Porsche Taycan Turbo GT em testes como os de Nürburgring. Portanto, os truques do U9 parecem ser mais uma estratégia de marketing do que uma inovação prática para o mercado de carros esportivos elétricos.

O YangWang U9 é um veículo elétrico de alto desempenho que se destaca pelo design futurista e pela tecnologia avançada. Equipado com um sistema de suspensão inteligente Disus X, o carro é capaz de adaptar a altura de sua suspensão automaticamente, proporcionando maior estabilidade e conforto em diferentes tipos de terreno.

Além disso, o U9 é alimentado por quatro motores elétricos, que, combinados, geram 1.287 cv e permitem que o carro atinja uma velocidade máxima de 400 km/h. Apesar de suas especificações, o modelo não tem se mostrado um verdadeiro concorrente de outros supercarros elétricos, como o Porsche Taycan ou o Tesla Roadster, quando se trata de desempenho em pista.

Em termos de tecnologia, o U9 também chama atenção pelo seu sistema de condução autônoma. A capacidade de realizar manobras complexas, como saltar sobre obstáculos ou dirigir sem um motorista a bordo, é fruto de algoritmos avançados de inteligência artificial e sensores de última geração.

No entanto, enquanto essas características podem ser vistas como inovadoras e criativas, elas ainda levantam questões sobre sua real aplicabilidade em cenários do dia a dia, onde a necessidade de manobras como essas é mínima.

O modelo é mais voltado para um público que busca exclusividade e inovação, com ênfase em demonstrações tecnológicas, do que para quem procura um carro prático para o uso diário.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade