A Volkswagen colocou à prova uma unidade do ID.4 First Edition com uma bateria de 77 kWh e 204 cv de potência. O teste de autonomia teve como origem a fábrica da Volkswagen em São Bernando do Campo (SP), com destino final no Pier Mauá, no Porto Maravilha, centro do Rio de Janeiro.
As condições de condução na viagem simularam um uso normal. Os sistemas de entretenimento, o DRL e o ar-condicionado estavam ativos durante o percurso, assim como os sistemas de assistência de condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC), a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego, além do Head up Display com realidade aumentada.
A equipe de engenharia da Volkswagen do Brasil saiu da fábrica da Anchieta por volta das 6h da manhã e a temperatura marcava 17 graus. O ID.4 circulou com o motorista e mais um passageiro durante os 456 km e a velocidade média foi de 65 km/h.
O SUV ainda conseguiu uma regeneração de 2% de carga no trecho da Serra das Araras, o que rendeu 28 km extras de autonomia total. Na chegada ao Rio, os termômetros apontavam 30 graus. “A condução a bordo de um modelo elétrico é diferente, mais consciente, mais eficiente e ainda assim muito divertida”, conclui André Drigo.
Na chegada, o painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas marcava ainda 131 km de autonomia e 18% de carga, o que significa que ele ainda passaria da capacidade prevista, de 522 km (WLTP).