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Volvo conquista participação superior a 30% com caminhões

A Volvo conquistou uma participação superior a 30% (30,7%),em 2023, com os caminhões. Os modelos FH, FM e FMX são equipados com tecnologia de emissões Euro 6.

Na linha VM as entregas da marca em veículos Euro 6 também foram expressivas, com 3.724 unidades e 27% de share, considerando veículos semipesados e pesados.

Na América Latina foram 23.652 caminhões Volvo entregues. Além do Brasil, que representou 83% deste volume, outros mercados de destaque foram o Peru (2.007 unidades) e Chile (1.351 unidades).

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Com 7.200 unidades emplacadas, o FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, entre todas as classes, uma posição alcançada pela quinta vez consecutiva. Além da liderança geral, o Volvo FH 540 foi também o caminhão Euro 6 mais emplacado no mercado brasileiro, com 5.803 unidades licenciadas nesta especificação. Outro destaque foi o modelo FH 460, com 3.783 emplacamentos, sendo 3.167 com motor Euro 6. 

2023 foi também um ano de celebração para a Volvo em vendas de caminhões seminovos. Foram 1.799 unidades comercializadas no ano passado, totalizando mais de 20 mil veículos entregues pela marca em 25 anos de atuação nesse negócio. A Volvo é líder entre os fabricantes que atuam com seminovos.

Fora de estrada
A Volvo também manteve sua ótima posição no segmento vocacional, com veículos para atender desde o setor de construção leve com o VMX, até o transporte muito severo, com o FMX 540 cv para 250 toneladas. A marca ficou na liderança em modelos para a cana de açúcar, com 34% de market share, e também em caminhões para a indústria florestal, com 36% de participação. “Nossa linha tem tecnologia, robustez, durabilidade e muita eficiência para operações off-road”, observa o diretor executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti.

Exportação de componentes
Além da expressiva participação em veículos, 2023 também foi marcado como um ano de boas exportações de componentes da unidade brasileira da Volvo para outras fábricas da marca. Foram enviadas 2.781 caixas de câmbio eletrônicas I-Shift para plantas da Volvo nos EUA, Austrália e África do Sul; 2.953 cabines de caminhão para a linha de montagem da marca na Bélgica e 8.595 blocos de motor para a matriz da Volvo, na Suécia.

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