A produção nacional dos veículos da Omoda/Jaecoo, do grupo Chery, foi confirmada pelos gestores da empresa no país e o Brasil é a principal rota da inovação estratégica fora da China. Os SUVs Omoda 5 e J7 são os carros de lançamento.
O grupo, em 2023, faturou R$ 300 bilhões de reais com cerca de 15 milhões de clientes espalhados pelo mundo. A proposta de implantação da fábrica está completamente direcionada para Jacareí, São Paulo.
A Chery começou em 1997 e dedica a atual fase como a nova era. Felipe Amaral, Head de rede, citou que a família Tiggo foi responsável pela virada de chave dos chineses.
A Omoda/Jaecoo vai trabalhar no país em uma rede totalmente separada da CAOA Chery. No festival de Interlagos, a empresa, presente em cinco continentes, e com 10 plantas pelo mundo, deverá adotar Jacareí como
destino da sua produção.
A Chery vem tratando dos acordos com o grupo CAOA, presidido por Carlos Alberto Filho, chairman da empresa e sucessor do pai Dr. CAOA. Iniciais de Carlos Alberto de Oliveira Andrade.
A Chery é a primeira montadora chinesa na Espanha e vai entregar seu primeiro produto a partir do ano que vem. Serão 61 mercados ate 2026. Um trabalho de conquista de base com objetivo de vendas para 2025 de 1,5 milhão de veículos. Tirando o mercado chinês são 16,2 milhões de veículos fora da China.
LEIA MAIS
+ Ceará terá fábrica de carros multimarcas com produção de seis modelos
Brasil
Além do suporte da equipe da China, o time Omoda/Jaecoo trabalha há um ano criando a rede autorizada para estrear com 50 lojas. São 200 milhões em branding e operações. A base de produção servirá para atender o mercado de exportação e ocupar a vizinhança do país.
Início da operação e vendas para o primeiro trimestre do próximo ano para garantir 30 mil unidades. Rumores indicam que fevereiro seja o mês de largada.
O Omoda 5 de 4,4 metros foi o crossover (SUV) escolhido para estreia no mercado. A empresa vai disponibilizar tanto uma opção elétrica (EV) de 204 cv quanto a híbrida-leve de 157 cv. O visual moderno e estiloso, a riqueza da tecnologia nas telas e o bom acabamento interno serão pilares de comunicação dos asiáticos que pertencem ao grupo Chery. São 378 litros no porta-malas do Omoda 5.
O J7 de 4,50 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos tem motor híbrido com base no 1.5 turbo de quatro cilindros e 339 cv. O grupo fala em inteligência a bordo e tecnologia como o head up display de tecnologia aumentada.
Os próximos produtos anunciados são: Omoda 7 e Omoda 3. Na gama Jaecoo são os modelos J8 e o J5.