Publicidade

Lei dos flanelinhas fracassa na Câmara Federal e projeto sai de tramitação

A Câmara dos Deputados retirou de tramitação o Projeto de Lei nº 239/2025, que propunha a criminalização da prática de cobrança por guardadores informais de veículos, conhecidos como “flanelinhas”, sem autorização do poder público.

A decisão foi tomada pela Mesa Diretora, em fevereiro, após o deferimento do Requerimento nº 239/2025, conforme previsto nos artigos 104 e 114, inciso VII, do Regimento Interno da Casa.

LEIA MAIS
+ BYD já tem data marcada para iniciar produção em Camaçari (BA); saiba quando

De autoria do deputado General Pazuello (PL-RJ), o projeto pretendia incluir o artigo 160-A no Código Penal, estabelecendo pena de reclusão de dois a oito anos e multa para quem exigisse pagamento para guardar, estacionar ou vigiar veículos em vias públicas, sem permissão legal.

A proposta equiparava esse tipo de abordagem à prática de extorsão. O requerimento de retirada foi apresentado e aprovado antes da votação do texto em plenário, como permite o regimento da Câmara.

O motivo específico do pedido, no entanto, não foi divulgado oficialmente.

Entramos em contato com o gabinete do parlamentar por e-mail e por telefone para entender a razão da retirada do projeto. Contudo, até a publicação desta reportagem, não obtivemos nenhum retorno.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade