A nova Fiat Toro ganhou o motor 2.2 da Rampage no início deste ano. Agora com 200 cv de potência e 45,8 kgfm de torque, a picape líder da categoria ficou ainda mais competitiva. Testamos a picape por cerca de uma semana, na cidade do Recife. Foram mais de 400 quilômetros entre trechos de estrada e cidade. Na rodovia, a picape tem um comportamento estável e ágil.
Não falta fôlego mesmo em velocidades mais altas. Agora, o 0-100 km/h é feito em 9,8 segundos, na versão Ranch (configuração testada pela reportagem). A configuração Volcano tem a vantagem de 0,2 segundos na aceleração.
Entre os destaques técnicos estão cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, turbocompressor de geometria variável e injeção de alta pressão a 2.000 bar.
Tudo isso contribui para a eficiência do conjunto, que alcança bons números de consumo: até 10,5 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Apesar do aumento da potência, isso não teve reflexos no consumo da picape intermediária.
A transmissão automática de nove marchas também passou por mudanças: novo conversor de torque, nova calibração e diferencial mais longo resultam em condução mais suave e rotação mais baixa em velocidades de cruzeiro, a 120 km/h, por exemplo, o motor gira abaixo de 1.500 rpm. A velocidade máxima declarada chega a 201 km/h, número bom para um veículo desse porte.
Para acompanhar o novo motor, a suspensão ganhou novas cargas e os freios dianteiros foram redimensionados, com discos que passaram de 305 mm para 330 mm. Na prática, o comportamento dinâmico ficou mais equilibrado, transmitindo mais segurança ao volante e mantendo o conforto de rodagem já conhecido da Toro.
Visualmente, as versões Ranch e Volcano mantêm os elementos que as diferenciam. A Ranch aposta em detalhes em bronze e visual mais sofisticado, enquanto a Volcano traz grade cromada e para-lamas com molduras plásticas, que reforçam o apelo aventureiro. Ambas contam com iluminação full LED, rodas de até 18 polegadas e interior com bancos de couro com ajustes elétricos.
LEIA MAIS
+ Fiat posiciona Pulse híbrido para enfrentar nova concorrência
A Fiat Toro 2.2 continua sendo produzida em Goiana (PE) e segue como um dos projetos de maior sucesso da Fiat no Brasil, com mais de 30 prêmios acumulados e é líder de vendas na categoria.