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Ceará terá fábrica de carros multimarcas com produção de seis modelos

O estado do Ceará vai ter uma fábrica multimarcas com a produção de seis modelos movidos a nova energia. Ao total, três montadoras farão parte da produção, mas que ainda não foram relevadas. Os modelos que serão fabricados também não foram divulgados. O início da produção está marcado para o próximo ano e o investimento é de R$ 400 milhões na primeira fase.

As informações foram reveladas pelo vice-presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira, em coletiva de imprensa no Ceará. O evento também conta com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que a produção será de veículos elétricos e híbridos, com tecnologias de ponta. “Ceará se conecta com que há de mais moderno no mundo, inovando, inclusive, para o Brasil”, destacou.

O Polo Automobilístico do Ceará já tem um local e será construído em Horizonte, onde era o terreno da fábrica da Troller. O imóvel tem área de 11,89 hectares e está localizado no bairro Catolé, mais precisamente no Km 37.7 da rodovia federal BR 116. A localização estratégica facilita o desenvolvimento da cadeia produtiva e a distribuição dos veículos produzidos.

“No complexo serão produzidos veículos eletrificados e/ou híbridos, por encomenda de terceiros. Os primeiros veículos devem sair da linha de montagem no primeiro semestre de 2025”, destaca o site de notícias do Governo do Ceará.

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Carros eletrificados em alta
Com 15.312 emplacamentos, as vendas de veículos eletrificados leves em julho no Brasil foram as melhores de 2024 até agora, levando o acumulado do ano a superar, em apenas sete meses, o total de vendas de 2023.

De janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927 de janeiro a dezembro de 2023 – que já tinha sido o melhor ano da história da eletromobilidade no Brasil.

Benefício fiscal 
As regiões Nordeste e Centro-Oeste saíram vitoriosas na disputa pela manutenção dos benefícios fiscais para as indústrias automobilísticas no contexto da reforma tributária.

Durante votação no Plenário da Câmara em 15 de dezembro, os deputados decidiram prorrogar esses incentivos, rejeitando o destaque que propunha a exclusão dos veículos a combustão dos benefícios para as montadoras.

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