Publicidade

Novo Mercedes Classe A em detalhes: o carro que conversa com você

Como a exigência dos consumidores de carros só aumenta, principalmente no quesito tecnologia, as montadoras do segmento premium estão incrementando a entrega de equipamentos em seus modelos, desde os considerados de “entrada”. É o que podemos constatar com o novo Mercedes Classe A, que acaba de chegar ao Brasil.

Com preço sugerido de R$ 194.900, o novo Classe A 250 Vision é equipado com motor 4 cilindros turbo com dois litros e 224 cv e segue a nova linha de design da marca. As mudanças por fora podem até ser consideradas sutis, entretanto, no interior, a Mercedes promoveu uma verdadeira revolução tecnológica no seu hatch compacto de entrada.

LEIA MAIS

+ Mercedes apresenta na CES 2019 o novo CLA, mais esportivo e bonito

+ Aceleramos o novo Mercedes-AMG CLS 53, que chega ao Brasil com performance e eficiência

+ Andamos no novo Mercedes Classe C 200, que chega com versão “híbrida”

Tecnologicamente, o novo Classe A se destava pelo inovador sistema MBUX – Mercedes-Benz User Experience, ele também oferece uma variedade de funções que anteriormente eram reservadas às classes superiores. O modelo conta também com faróis em LED. “Com o MBUX, a Mercedes-Benz permite uma nova interação entre o motorista e o cliente. Funcional e intuitivo, o sistema oferece a experiência de condução de um ‘celular sobre rodas’, além de conectar-se com todos aspectos da vida e do comportamento do cliente”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe. O design do novo Classe A é o próximo passo na filosofia de design da Mercedes-Benz. Suas dimensões e proporções otimizadas levaram a uma nova linguagem do design do modelo compacto.

O interior do novo Classe A está completamente redefinido. A Mercedes-Benz partiu de um ponto de vista completamente novo, “revolucionando a classe compacta com uma nova percepção de espaço”. A arquitetura do interior é modelada pelo design de vanguarda do painel: pela primeira vez foi totalmente eliminada a presença de uma cobertura acima do cockpit. Em consequência, o corpo principal do painel em formato de asa se estende de uma porta dianteira à outra sem nenhuma descontinuidade visual. As saídas de ar da ventilação com visual de turbina são outro destaque.

O painel é dividido em duas seções tridimensionais horizontais: a inferior é separada do corpo principal do painel e parece flutuar em frente a ele. O display completamente independente é oferecido com duas telas de 10,25 polegadas (17,78 cm).

O novo Classe A é o primeiro modelo da Mercedes-Benz a apresentar o completamente novo sistema multimídia inteligente e intuitivo MBUX – Mercedes-Benz User Experience. Este sistema é uma revolução para a experiência de uso do veículo. Itens com apelo emocional marcam a compreensibilidade da estrutura de controle e brilham por meio de gráficos de máxima resolução que são calculados e apresentados em tempo real.

Um dos principais elementos de destaque é o cockpit Widescreen de alta resolução com diversas possibilidades de operação: por meio do volante multifuncional, do “touchpad” no console central, via toque no próprio display de mídia ou o inovador controle vocal inteligente com reconhecimento da fala natural, ativado por meio das palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”. Funções como ajuste do ar condicionado, escolha de uma estação de radio e abertura da persiana do teto-solar podem agora ser facilmente acessadas por meio do comando de voz.

Espaço
Com seu visual mais esportivo, o novo Classe A ganhou em praticidade, tornando-se mais jovem e, simultaneamente, mais versátil do que nunca. Maior espaço interno para os ombros, cotovelos e cabeça, além, de acesso mais fácil à traseira são benefícios evidentes, assim como o compartimento de bagagem, mais amigável para o uso familiar e recreativo. A visibilidade em todo o entorno também melhorou consideravelmente. Isso ajuda tanto na segurança como na impressão de espaço.

A capacidade do compartimento de bagagem atrás dos bancos traseiros é 370 litros – 29 litros mais do que no modelo anterior. Graças às lanternas traseiras divididas em duas partes, a abertura de carga é 20 cm mais larga do que antes e o assoalho do porta-malas, 11,5 cm mais longo. O conceito de armazenagem é igualmente prático: o compartimento porta-objetos no console central à frente da alavanca de câmbio foi aumentado consideravelmente. Um esforço muito especial foi dedicado à melhora da visibilidade ao redor do veículo. No total, a área bloqueada pelas colunas foi reduzida em 10 por cento em comparação ao modelo anterior.

O novo Classe A vem de série com o Assistente de Frenagem Ativo. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.

MOTOR
O Classe A é equipado com o motor de quatro cilindros com 224 cv e 350 Nm de torque e com transmissão de dupla embreagem 7G-DCT de sete velocidades. O motor M 260 tem dois litros de cilindrada. Novos equipamentos incluem o comando CAMTRONIC para o eixo das válvulas de admissão. O motor a gasolina traz de série o filtro de partículas. Além disso, o modelo conta com uma nova transmissão 7G-DCT de dupla embreagem com sete velocidades.

Ficha técnica:
A 250 Vision
Motor: 2.0 turbo de 224 cv a 5.800 rpm
Torque: (Nm/rpm) 350 / 1.800
Câmbio: 7G DCT
Aceleração 0-100 km/h (s): 6,2
Velocidade máxima (km/h): 250*
Peso (kg): 1.445
Pneus: 225 / 45 R18
Capacidade do porta malas (l): 370
Tanque de combustível / Reserva (l): 43 / 5
Dimensões (mm)
Comprimento: 4.419
Largura: 1.992
Altura: 1.440

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade