O Nissan Micra está de volta. Agora em sua sexta geração e completamente elétrico, o compacto será relançado na Europa em 2025 com novo visual, tecnologias atualizadas e uma proposta voltada à mobilidade urbana com emissão zero.
O Micra 2025 será vendido com duas opções de bateria: 40 kWh e 52 kWh. A versão mais potente entrega até 408 km de autonomia no ciclo WLTP, ideal para quem quer um carro urbano com liberdade para pegar estrada ocasionalmente. O peso total varia entre 1.400 e 1.524 kg, conforme a bateria.
LEIA MAIS
+ Do Renegade a Rampage: modelos que fortalecem a Stellantis no Brasil
Nos carregadores rápidos de até 100 kW (ou 80 kW na versão menor), é possível ir de 15% a 80% da carga em cerca de 30 minutos. Uma bomba de calor é item de série e contribui para manter a eficiência energética em climas frios.
O modelo marcará a estreia de uma ofensiva elétrica da Nissan no continente, que prevê o lançamento de quatro carros totalmente elétricos até 2027: o novo Micra, as próximas gerações de Leaf e Juke e um modelo compacto do segmento A. A nova geração do Qashqai também receberá a tecnologia híbrida e-POWER.
O novo Micra foi projetado no centro de design europeu da Nissan, em Londres, e apresenta linhas mais robustas, com apelo visual semelhante ao de um SUV. Destaques incluem arcos de roda destacados, rodas de até 18 polegadas e faróis com uma assinatura em LED que “pisca” ao destravar o carro. Na traseira, as lanternas seguem o padrão circular da frente.
Combinando simplicidade e sofisticação, o modelo terá 14 combinações de cores, incluindo opções com teto em dois tons. A carroceria mede menos de 4 metros de comprimento e 1,8 metro de largura, mantendo a proposta urbana que sempre caracterizou o Micra.
Por dentro, o Micra EV aposta na elegância discreta. O painel traz duas telas de 10,1 polegadas – uma no quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, voltada ao motorista. Elementos de inspiração japonesa, como o Monte Fuji esculpido entre os bancos dianteiros, aparecem em detalhes do interior.
A cabine pode ser configurada em três estilos: Moderno, Audacioso e Chill. A iluminação ambiente personalizável em 48 cores permite criar atmosferas diferentes conforme o gosto do motorista.
Apesar do tamanho compacto, o Micra oferece boa acomodação. A distância entre eixos de 2,54 metros garante espaço interno e facilita o acesso. O porta-malas comporta 326 litros, superando boa parte dos concorrentes. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume sobe para 1.106 litros.
O modelo também terá a tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), que permite usar a energia da bateria para alimentar aparelhos externos, como notebooks, ferramentas ou eletrodomésticos leves.
Com centro de gravidade baixo, suspensão traseira multilink e direção responsiva, o novo Micra promete entregar uma condução divertida. A arquitetura elétrica AmpR, compartilhada com outros modelos da Renault-Nissan, favorece estabilidade e controle.
O motorista poderá alternar entre três modos de condução: Eco, Conforto e Esporte. Cada um ajusta parâmetros como resposta do acelerador, esforço de direção e até a iluminação da cabine.