Nos próximos dias os apaixonados por Kombi terão uma agradável surpresa. É que o ID. Buzz, ou “Kombi elétrica”, como a própria VW chama, já está em território brasileiro, mais precisamente no Rio de Janeiro. Por lá, ela fará sua primeira aparição em grande estilo.
A primeira revelação da Kombi elétrica no mundo ocorreu em março deste ano durante o South by Southwest, um conjunto de festivais de música, cinema e tecnologia que acontece todos os anos na cidade de Austin, Texas, nos Estados Unidos.
E parece que o utilitário tem uma veia artística, pois o ID. Buzz fará sua estreia no Brasil durante o maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, que acontece entre os dias 2 e 11 de setembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
LEIA MAIS
+ TOYOTA HILUX SERÁ HÍBRIDA COM MOTOR DIESEL EM 2023
A Volkswagen é patrocinadora e carro oficial do Rock in Rio 2022 e o ID.Buzz será a principal atração do estande interativo de três andares com aproximadamente 450 metros quadrados e localização privilegiada próxima ao Palco Mundo. O ID.4 e o Nivus também vão compor o cenário que a Volks quer apresentar aos brasileiros.
No espaço, a VW apresentará sua estratégia que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050 (Way to Zero). Nela está inserida a chegada por aqui dos modelos elétrico da família ID (ID.3, ID.4 e ID.Buzz), como também os modelos híbridos e flex com etanol (e-TSI).
A ideia da Volks é fazer com o ID. Buzz a mesma experiência feita com os irmãos elétricos ID.3 e ID.4, que já foram apresentados no Brasil e devem começar a ser vendidos por aqui em breve. No Rock in Rio a Volks poderá ver a reação do público e saber como os brasileiros recebem a Kombi elétrica.
Tecnológica e sustentável
A Kombi elétrica foi lançada em duas versões na Europa: ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, que se baseiam na primeira geração da Kombi original, a T1. O ID. Buzz é neutro em emissões de carbono durante o ciclo de vida, desde a fabricação até o transporte.
Além disso, o uso de um alto percentual de materiais reciclados e a não-utilização de couro no interior do veículo completam a estratégia sustentável que a Volkswagen implementa com o ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo.
As primeiras unidades começam a ser vendidas agora em setembro, mas lá no Velho Continente. As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW.
Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. Como acontece com todos os modelos da família ID. da Volkswagen, os novos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo são tecnicamente baseados na plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.