As previsões na diminuição das vendas em março se concretizaram, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social recomendado pela OMS. Apesar da opção de comercializar veículos online, essa prática ainda engatinha no mercado e não conseguiu segurar o desempenho nas revendas. Segundo dados da Fenabrave, a diminuição entre as vendas no terceiro mês do ano (155.810 unidades comercializadas) foi de 19,11% no comparativo com o mês anterior (192.627). Levando em consideração o mesmo período do ano passado(199.516) a diferença salta para 21,91%.
LEIA MAIS
+ Primeira metade de março foi de disputa acirrada entre os mais vendidos
Porém, mesmo com o número baixíssimo nas vendas, as posições entre os mais vendidos pouco se alterou. Em primeiro lugar está o Chevrolet Onix, que até a parcial da primeira quinzena de março tinha vendido quase 9 mil unidades, fechou o mês com somando apenas pouco mais de 3 mil unidades comercializadas, fechando com 12.007 emplacamentos.
A disputa pelo restante do pódio, que estava acirrada, finalizou com o Ford Ka em segundo colocado com 7.103 unidades vendidas, seguido de perto pelo Hyundai HB20, responsável por emplacar 7.042 unidades. Depois vem o GM Onix Plus, com 6.670 modelos comercializados e o Fiat Argo que colocou 6.071 carros novos na garagem dos dos clientes.
Entre os SUVs, o combate, mesmo com a brusca diminuição das vendas, permaneceu entre Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, levando a melhor o modelo da FCA com 4.492 unidades vendidas. Com uma diferença de apenas 75 carros, o modelo alemão encerrou março com 4.417 emplacamentos.
Enquanto isso, o Jeep Compass (3.059), que sempre dividia o pódio com o irmão menor, perdeu espaço para o Nissan Kicks (3.597) e o Hyundai Creta (3.484)
DESTAQUES
Mas, nem só de quedas nas vendas vive o mercado automotivo. Isso porque, segundo a Fenabrave, alguns poucos modelos tiveram um aumento nas vendas com relação ao mês anterior. Como é o caso do Fiat Argo, do Mini Cooper, do Volkswagen Golf – neste caso a diferença foi de apenas uma unidade, indo de 2 para 3 modelos vendidos -, Ford Ka Sedan e Fiat Cronos.
Confira a lista dos automóveis e dos comerciais leves mais vendidos em março de 2020: