A GWM Brasil anuncia a contratação de Marcio Alfonso como diretor de Engenharia & PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da empresa. Com mais de 40 anos de experiência no setor, Alfonso é atualmente um dos principais engenheiros da indústria automobilística. O executivo irá responder diretamente para James Yang, CEO Américas da GWM.
Segundo a GMW, Alfonso chega ao time da Autotech para comandar o desenvolvimento dos novos modelos da GWM no país, adequar os projetos nacionais às políticas públicas do Brasil e atuar nas ações e decisões que estimulem as exportações da marca para a América Latina.
A partir de 2024, a GWM iniciará as atividades na linha de produção da fábrica de Iracemápolis, interior de São Paulo. Com isso, o executivo será responsável também por liderar os projetos dos modelos que serão fabricados nessa planta, adaptando-os às preferências do consumidor local e às condições de uso e normas brasileiras.
LEIA MAIS
+ Renault anuncia R$ 15 bilhões em oito novos carros até 2027
“É uma grande honra poder fazer parte desta equipe que veio para revolucionar com produtos de design refinado, estilo marcante e repletos de atributos que inovam e encantam ao mesmo tempo. E mais ainda poder contribuir para a formação da equipe de desenvolvimento de produtos no Brasil, com foco no mercado local e na América do Sul, contando com o apoio de uma das maiores estruturas de PDI no mundo da mobilidade, com oito centros de desenvolvimento nos principais países do mundo”, destaca o executivo.
Trajetória
Formado em Engenharia Mecânica pela FEI, Alfonso tem larga experiência no desenvolvimento de projetos, componentes, sistemas e veículos completos de passageiros e comerciais. Ele trabalhou na Ford por 37 anos – no Brasil, Estados Unidos e Europa –, onde desenvolveu projetos para a América do Sul e mercados globais, como o SUV EcoSport e o compacto Ka.
Alfonso também liderou e formou várias equipes de engenharia no Brasil e na América do Norte e gerenciou projetos, desde o conceito até a implementação da produção, envolvendo seleção e treinamento de pessoas, formação de equipes e alocação de recursos.
Nos últimos oito anos, trabalhou na Caoa como CEO da marca Caoa Chery e como vice-presidente de assuntos técnicos do Grupo Caoa, onde cuidava do desenvolvimento de produtos e manufatura, do relacionamento técnico com a matriz da coreana Hyundai e também com a chinesa Chery, representada pelo grupo no Brasil. Mais recentemente vinha atuando no Senai-Cimatec em Salvador na área de pesquisa e inovação.