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Fastback Impetus 1.0 turbo é a melhor compra das versões

Economize, pense e antes de decidir pela continuidade da leitura você pode arriscar no teste drive e ver que o Fastback Impetus 1.0 de 130 cv com 20 quilos de torque surge como a melhor opção custo-beneficio e quem sabe até mais elegante.

São R$ 140 mil do Impetus contra R$ 150 mil do Limited. Com os R$ 10 mil, na minha opinião, você paga o saldo dos meses do IPVA, o seguro e ainda sobra um bom trocado para uns tanques de combustível. O propulsor um litro de três cilindros me surpreendeu de novo, já tinha feito isso no Pulse mas eu duvidava que em um carro mais pesado ele seria eficiente. E foi.

A solução também vai gerar mais economia durante o uso do SUV porque o 1.3 turbo de 185 cv vai fazer na cidade o que garantiu os primos Renegade e Compass, média de 8 Km/l. Na estrada, esse motor pode chegar aos 10 Km/l com gasolina e uso considerando o clima quente, ultrapassagens e frenagens.

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O 1.0, de retomadas saudáveis e torque de 20 quilos, gasta, claro, bem menos. Pense nos 10 Km/l na cidade e 12,5 Km/l na rodovia. Andando do mesmo jeito.

Na ficha técnica, o 1.0 turbo tem uma aceleração de 0-100 km/h em 9,4 segundos e eles dizem que o consumo pode chegar a 14,6 km/l. Eles escreveram… No 1.3, o tempo é de 8,1 segundos com etanol. Claro que seria mais rápido e na velocidade final (210 Km/h) a proposta seria outra.

Na suspensão votos de aplausos. É independente McPherson na frente e eixo rígido atrás e aqui posso fazer uma menção ao bom trabalho do time de desenvolvimento liderado por Márcio Tonani. O Fastback é justo e passa em ruas de dezenas de buracos sem “ranger os dentes” e transformar o plástico da cabine em peças vibrantes. Pelo menos agora.

Os bancos são estilosos e confortáveis para o condutor que ainda conta com um bom ponto H. Nada de esticar o pescoço para ver tudo lá na frente. Outro dado relevante: o Fastback de 4,42 metros tem 19,2 cm de altura livre do solo. O cupê Fiat tem ângulo de entrada de 20,4° e de saída de 24,3°.

A tecnologia é irmã legítima para os dois modelos Impetus e Limited. Fica de fora dessa proposta, a inicial Audace. Revelamos as versões dentro da legítima prática do jornalismo isento. O Impetus tem quase tudo do Limited, menos o motor, a assinatura Abarth, as rodas e o acabamento externo de algumas peças, como a sobrancelha do capô e algumas peças em preto piano.

Cá para nós acho a entrega visual do Fastback Impetus mais elegante. Por dentro existe semelhança e com um leve refino para o 1.3. A tela central de 10.1 com Car Play e Android sem fio mais o cluster (relógio digital) garantem o charme para os dois.

A tecnologia disputa com o plástico do painel (longe de ser soft touch) mas de bom acabamento no Impetus. Vale falar da falta das luzes de cortesia dos quebra-sóis. O acabamento preto brilhante do console central com vista para o auto hold e o freio de estacionamento eletrônico também ficou legal.

Estilo
Veja na rodagem, a mesma entrega de frenagem com discos na dianteira e o velho tambor na traseira. Sem comentários mas o freio entrega eficiência. O Impetus também calça aro 18 – 215/45. Na caixa de rodas de grandes molduras a aplicação da rodagem 19 cairia bem em todas as versões mas você perderia em termos de conforto. O acessório existe para uma eventual e futura versão. Eles mostraram isso no lançamento com o Fastback Mopar.

Dirigi-lo é entender que esse carro vai se posicionar entre os mais vendidos do segmento. Pelo indiscutível visual coupé e olha que eu não concordo quando alguém abre a boca para chamar de X4 de pobre. Absurdo comparativo. Conheça, dirija e veja que não é nada disso.

O que por dentro você vai encontrar é semelhança com o Pulse, desde a escolha do ar-condicionado de uma zona, único botão para ajuste de temperatura e velocidade do vento. Ah! O carregador de indução refrigerado funciona 100% ao contrário do que acontece no Commander linha 2022.

Com o motor 1.0 nada de esperar vibração a bordo. Ele anda bem. Pode pisar para sentir. Com os alertas e frenagem de emergência, leitor de faixas, o ACC não me fez falta, o motorista vai querer trocar de marcha e se divertir com os paddles atrás do volante, entrar firme nas curvas. O Fastback passa segurança.

No quesito segurança, o SUV conta com airbags frontais, laterais, de tórax e cabeça para o motorista e passageiros, de série, em todas as versões. Na versão Audace as rodas são aro 17, só quero ver como ficam.

Só para lembrar
O porta-malas dito pela Fiat tem 600 litros de capacidade de volume bruto e se caracteriza como o maior entre os seus rivais. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade sobe para 1.087 l de volume bruto. Quando observamos o padrão VDA (outra unidade de medida de porta-malas), o volume cai de 600 l para 516 l de capacidade. Ainda assim, o Fastback tem o maior porta-malas entre os concorrentes
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