O financiamento de veículos cresceu 21,4% no primeiro trimestre de 2024. Segundo dados da B3, no período, houve um acréscimo de quase 300 mil veículos financiados. É o maior crescimento para o período desde o ano de 2012.
Na mesma base de comparação, o segmento de autos leves teve alta de 17,5%. Já os financiamentos de veículos pesados cresceram 10,5%. A categoria de motos, porém, foi a que mais avançou, com uma evolução de 33,9%.
“Houve um aumento da concessão de crédito por parte das instituições financeiras, especialmente para aquisição de veículos, que é um crédito atrelado a uma garantia. Além disso, dados recentes mostram um aquecimento do varejo em geral, com impactos positivos nas vendas de veículos”, detalha o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo Ferro.
LEIA MAIS
+ Em campanha, BYD vende quase 35 carros por hora em 2 dias
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.