Publicidade

Entenda as razões para o Virtus liderar com folga o segmento dos compactos

O ano ainda não acabou mas a Volkswagen já pode comemorar a liderança do Virtus no segmento dos sedãs compactos em 2019. O modelo já vendeu mais de 40 mil unidades, enquanto o segundo colocado, o Toyota Yaris Sedan registra cerca de 25 mil emplacamentos. Mas o que será que explica esse fenômeno de vendas de um carro com pouco tempo de mercado, mas que já se comporta como um veterano? Lembrando que o Virtus foi lançado em 2018 e nesse mesmo ano foi o carro mais premiado do país. Vamos tentar explicar alguns pontos que devem estar pesando na escolha dos consumidores:

Tecnologia

Assim como o Polo subiu o patamar de tecnologia embarcada entre os hatches compactos, o Virtus também elevou o nível, pois foi lançado como o carro mais “high tech” da categoria. Ele ainda é o único que oferece o painel digital (Active Info Display). Até as dúvidas do manual do proprietário podem ser sanadas eletronicamente, por meio do Manual Cognitivo, que utiliza inteligência artificial IBM Watson. Tudo pelo celular, sem a necessidade de consultar o livreto.

Conectividade

Celular e o humano já praticamente não se separam mais. Entretanto, telefone e direção não combinam. Para quem precisa deixar o aparelho sempre visível, a Volks acrescentou no Virtus o suporte para celular com entrada USB para carregamento – recurso exclusivo e de série em todas as versões. Além disso, os sistemas de infotainment contam com a conectividade intuitiva e avançada, permitindo facilmente o espelhamento de smartphones, seja qual for o sistema operacional.

Espaço interno

Esse foi um dos pontos que mais chamou a atenção no Virtus durante sua primeira apresentação, ainda em 2018. O sedã é compacto, mas tem porte de veículo médio. São 521 litros de capacidade no bagageiro e 2,65 m de distância entre-eixos (o que confere ao modelo Volkswagen espaço na cabine sem precedentes no segmento).

LEIA MAIS

+ Como o Polo ajudou a elevar o nível do segmento dos compactos no Brasil

Eficiência

O Virtus está disponível em dois motores: MSI, com até 117 cv, e 200 TSI, com até 128 cv. Com o motor 200 TSI ele tem o maior torque da categoria (são 200 Nm ou 20,4 kgfm) e acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (com etanol). Isso é mais rápido do que muito carro 2.0 por aí. Mas o consumo não: o Virtus, quando abastecido com gasolina, tem consumo combinado de 12,5 km/l (de acordo com o Inmetro).

Segurança

O Virtus é um dos carros mais seguros à venda no Brasil. Todas as versões são equipadas com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. Também fazem parte da lista de série os sistemas Isofix e top-tether, que garantem mais segurança e facilidade para fixação de cadeirinhas infantis. Tudo isso, somado à carroceria composta de ações especiais, dá ao modelo Volkswagen classificação máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP, com 5 estrelas na proteção para adultos e crianças.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade