A apresentação da nova geração do Polo em setembro de 2017 foi considerada na época como o lançamento mais importantes da Volkswagen nos últimos anos. Não era para menos, pois a montadora alemã criava um nono patamar no segmento dos harches compactos do Brasil. O Polo chegou com equipamentos inéditos no segmento, motorização turbo com injeção direta de combustível e o nível mais elevado de segurança do mercado.
LEIA MAIS
+ Elegemos cinco razões para você colocar um Jetta GLI na garagem
Em cerca de 2 anos de mercado, mais de 115 mi unidades do Polo foram vendidas no país, o que lhe garante uma participação permanente no TOP 10 dos carros mais vendidos desde a sua estreia.
O Polo fez com que seus principais rivais evoluíssem também. Basta ver o que Chevrolet e Hyundai fizeram com as novas gerações de Onix e HB20 para ver que todos corraram atrás do nível alcançado pelo Volks. A motorização turbo e a entrega de vasta lista de equipamentos de série viraram obrigatórios entre os compactos para se destacarem no segmento. O nível de segurança também evoluiu.
Motorização
O Polo tem três motorizações flex: MPI, de 84 cv, MSI, de 117 cv, e 200 TSI, com 128 cv. Foi esse último que “revolucionou” o segmento pela união do turbo e da injeção direta, que garantem desempenho acima da média e os menores níveis de consumo de combustível. O motor TSI oferece 200 Nm (20,4 kgfm) de torque (o maior da categoria) e faz o Polo acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 s e atingir velocidade máxima de 192 km/h (com etanol).
Tecnologia
A inovação não ficou apenas sob o capô no novo Polo. Na cabine, outros itens de tecnologia também fizeram a concorrência se mexer. O Polo é o único carro na categoria que oferece o Active Info Display, quadro de instrumentos totalmente digital e de alta resolução, que pode ser configurado juntamente com o sistema de infotainment.
No Polo até o Manual do Proprietário é digital. O APP Meu Volkswagen utiliza a tecnologia IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.
Além de toda conectividade da tecnologia APP-Connect, que permite espelhamento de smartfones, só o Polo oferece o som da grife Beats com 300 watts e amplificador digital de 8 canais. O som de alta-fidelidade é fornecido por 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer com ajustes especiais.
Segurança
O Polo ainda é o único hatch da categoria que conquistou nota máxima nos testes do Latin Ncap, com cinco estrelas na proteção para adultos e crianças. O Polo oferece quatro airbags, detector de fadiga, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de assistência de partida em rampa, limpeza automática dos discos de freio, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.
Tabela de preços
Polo 1.0 MT5: R$ 53.590
Polo 1.6 MT5: R$ 61.150
Polo 1.6 AT6: R$ 66.890
Polo Senses 200 TSI AT6: R$ 69.990
Polo Comfortline 200 TSI AT6: R$ 71.560
Polo Highline 200 TSI AT6: R$ 76.990