O Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG) alcançou nesta terça-feira (9) a marca de 18 milhões de veículos produzidos. O carro comemorativo foi o Fiat Fastback Hybrid, modelo que representa os planos da marca para uma mobilidade mais eficiente e sustentável no país.
O marco ocorre às vésperas do 50º aniversário da fábrica e da chegada oficial da Fiat ao Brasil, em julho de 1976. A contagem regressiva para as celebrações foi iniciada com a visita do CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, ao lado de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, e demais executivos da companhia.
Com capacidade para até 650 mil unidades por ano, o complexo é hoje uma das maiores fábricas da Stellantis no mundo. Além dos modelos Fastback, Pulse, Mobi, Argo e Strada, também são produzidos os utilitários Fiorino e Partner Rapid.
O polo também é responsável pelo desenvolvimento de motores como os Firefly (2,3 milhões de unidades produzidas) e GSE Turbo (1,8 milhão), além de abrigar o maior centro de powertrain da América Latina.
LEIA MAIS
+ Produção do novo Fiat 500 Hybrid começa em novembro na fábrica de Mirafiori
Atualmente, o polo reúne 17 mil funcionários e mais de 300 fornecedores diretos. A planta responde por mais da metade da força de trabalho da Stellantis na região e já exportou mais de 4 milhões de veículos para 37 países.
“A fábrica de Betim é símbolo do avanço da indústria nacional. Aqui unimos tecnologia, pessoas e sustentabilidade para desenvolver soluções automotivas com qualidade global”, destacou Emanuele Cappellano.
A Stellantis planeja investir R$ 14 bilhões na planta nos próximos anos, com foco em eletrificação e novas tecnologias. Entre os principais projetos estão os híbridos-flex desenvolvidos pela marca, como o próprio Fastback Hybrid, escolhido para representar o marco dos 18 milhões de carros produzidos.
A Fiat lidera o mercado automotivo brasileiro em 2025, com forte presença em diversos segmentos. Segundo a Stellantis, a marca liderou as vendas em 15 dos últimos 20 anos. “A Fiat é protagonista no mercado nacional e está pronta para seguir avançando em direção à mobilidade mais acessível e sustentável”, afirma Frederico Battaglia, vice-presidente da marca Fiat para a América do Sul.
O Tech Center Stellantis, também localizado em Betim, reúne mais de 2 mil engenheiros e técnicos, sendo responsável por todas as fases de desenvolvimento de veículos – do projeto ao teste final. O centro inclui 60 laboratórios e instalações como o Safety Center, o Development Center e o TechMobility, voltado à eletrificação.






