Quando a Volkswagen lançou a nova geração do Jetta no Brasil no ano passado, houve muita reclamação dos fãs do sedã médio alemão devido a ausência do motor 2.0 TSI, que equipava a versão topo de linha da geração anterior. Pois bem, chegou a hora de conhecer a versão esportiva do Jetta, apresentada no Salão de Chicago como GLI, e que vai chegar ao Brasil ainda neste ano.
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Por aqui, a nomenclatura GLI deve ser substituída por Highline, uma vez que a Toyota já utiliza essa sigla no Corolla, rival direto do Jetta.
Nos Estados Unidos, a versão GLI tem muito apelo para a esportividade. Além do motor 2.0 (350 TSI) do Golf GTI de 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, o estilo com elementos esportivos é marcante.
As rodas de 18 polegadas de alumínio têm desenho exclusivo e são realçadas pelas pinças de freio vermelhas. A grade também é diferenciada, trocando as linhas caretas e cromadas por um desenho “colmeia” e a cor preta. O característico friso vermelho das versões esportivas dos carros da Volks também está presente no Jetta GLI.
O interior do Jetta GLI é basicamente igual ao Golf GTI atual. Tem os itens de série da atual versão topo de linha, como ar-condicionado digital de duas zonas, botão de partida, sensores de chuvas, faróis automáticos, painel de instrumentos digital, central multimídia, além da opção de som da Beats de 400W de potência.
Outra novidade é a suspensão traseira independente multilink no lugar do eixo de torção e a opções de câmbio manual de seis velocidades ou DSG de sete engates. Sentimos falta do teto solar.
Resta saber se a versão esportiva que chegará ao Brasil terá o mesmo visual bem esportivo e quanto custará. A versão R-Line com motor 250 TSI (1.4 de 150 cv) hoje é vendida por salgados R$ 119.990. Imagina o preço da versão esportiva?