Pela primeira vez neste ano, o pódio mensal dos carros mais vendidos do país pode deixar de ter o trio Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20. Isso porque, o Gol disparou nas vendas neste mês e ocupa a segunda posição geral de vendas no país, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O hatch da Volkswagen, que já liderou o mercado nacional durante 27 anos, emplacou até o dia 19 deste mês 4.456 unidades (ver tabela abaixo), ficando atrás apenas do líder Onix.
Um dos motivos para a retomada agressiva das vendas do Gol foi o reposicionamento de preços feito pela Volkswagen, mas, principalmente, a chegada da versão automática o hatch. A oferta da opção sem pedal de embreagem esquentou as vendas do modelo e deu novo fôlego do “velho guerreiro” da Volks.
A transmissão que equipa o Gol (e também o Voyage 2019) possui como principais características robustez, rápidas trocas de marcha, bom nível de conforto e eficiência energética. Denominada AQ160-6F, a transmissão automática do Gol traz relações de marcha e de diferencial específicas, especialmente definidas para essa aplicação.
A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo.
Novo Gol 2019
O conjunto mecânico composto pelo motor 1.6 MSI de até 120 cv e transmissão automática de seis marchas trabalha em sintonia para garantir também conforto acústico.
O motor 1.6 MSI que compõe a oferta da linha 2019 do Gol e do Voyage (sempre combinado ao câmbio automático de 6 marchas) é da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.
A potência máxima é de 120 cv (88 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 165 Nm (16,8 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Com esse motor, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol).
A nova versão do Gol com motor 1.6 e transmissão automática de seis velocidades está sendo vendida a R$ 54.480.