Com uma história marcada pela sofisticação e eficiência no mercado de luxo, a Lexus representa o conceito que chamamos de quiety luxury. Aqui, ela oferece até 10 anos de garantia e revisões com custo-benefício difícil de ser igualado, além da confiança técnica do Grupo Toyota.
O pós-venda, aliás, é um diferencial que nenhuma outra marca premium oferece: a manutenção pode ser realizada em toda a rede Toyota do Brasil, o que significa capilaridade nacional. Além das revisões com preços tabelados e públicos com os valores mais competitivos do segmento.
O portfólio local é composto por quatro modelos: os SUVs UX, NX e RX, além do sedã ES. Todos com foco em eletrificação híbridos plenos ou plug-in.
Imersão em solo americano
Nos Estados Unidos, a Lexus teve seu melhor desempenho em 35 anos de história: foram 379.589 veículos vendidos em 2024, um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior. Fundada em 1989, a divisão de luxo da Toyota conquistou os norte-americanos com sua proposta de conforto, tecnologia e atendimento premium sem ostentação.
Durante nossa visita, conhecemos a JM Lexus, na Flórida, uma das concessionárias da marca que mais vende no mundo, com cerca de 10 mil veículos comercializados por ano. A experiência de atendimento é pautada pelo conceito japonês do omotenashi, que preza pela hospitalidade plena. O cliente é tratado com atenção desde o primeiro contato, com espaços de espera que oferecem massagem, café especial, minigolfe, áreas de trabalho e muita tranquilidade. O mesmo conceito, guardadas as proporções, se estende às lojas Lexus no Brasil.
RX 500h: o SUV de luxo mais vendido nos EUA
O destaque absoluto da linha é o RX, que em 2024 completou 26 anos como o SUV de luxo mais vendido dos Estados Unidos. Foi com ele, na versão RX 500h F Sport, que colocamos a Lexus à prova nas ruas e estradas americanas.
Essa versão reúne elegância, esportividade e eletrificação num só pacote. Sob o capô, um motor 2.4 litros turbo a gasolina trabalha em conjunto com dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro, formando um sistema híbrido de tração integral com 371 cv de potência combinada e 46 kgfm de torque.
A entrega de força é suave, mas firme: em acelerações mais fortes, os três motores entram em ação simultaneamente. Já em velocidades de cruzeiro, o sistema prioriza o uso dos elétricos, garantindo silêncio a bordo e eficiência energética.
A experiência ao volante é ainda mais refinada por conta da suspensão adaptativa variável e do eixo traseiro direcional. Até 50 km/h, as rodas traseiras esterçam no sentido oposto às dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro e facilitando manobras. Acima de 80 km/h, esterçam no mesmo sentido, o que melhora a estabilidade em curvas rápidas e mudanças de faixa.
O interior segue o padrão Lexus de sofisticação discreta: teto solar panorâmico, bancos com aquecimento e ventilação (inclusive no banco traseiro, com ajuste elétrico do encosto), sistema de som de alta-fidelidade e central multimídia com tela de 14 polegadas. Várias funções são acessíveis por comando de voz: basta dizer “Olá, Lexus” para controlar o ar-condicionado, o sistema de áudio ou a navegação.
Ao volante, o RX 500h se revela um SUV ágil, silencioso e surpreendentemente confortável. Um carro que transmite prestígio sem fazer alarde, com tudo o que se espera de um automóvel de luxo, só que sem exageros.
No Brasil
A Lexus traduz no Brasil o mesmo espírito que vimos nos EUA. A linha – UX, NX, RX e ES – atende perfis distintos, todos com proposta clara e foco na eficiência híbrida. O atendimento ao estilo omotenashi também se faz presente, e a estrutura da Toyota garante facilidade de acesso à manutenção em todo o território nacional.
Com um portfólio moderno, atendimento de excelência e pós-venda inteligente, a Lexus oferece uma alternativa sofisticada a quem busca prestígio sem exibicionismo, tecnologia sem complicação e luxo sem exageros.