O Volvo EX90, SUV totalmente elétrico, será revelado em 9 de novembro. Segundo a fabricante sueca, a segurança padrão no EX90 será além da de qualquer Volvo antes dele. A Volvo não revelou detalhes do carro, mas diz que os sistemas de segurança vão “manter você, seus entes queridos e outros no trânsito seguros”.
O novo EX90 vai receber sensores de última geração, como câmeras, radares e LiDAR, todos alimentados por nossa plataforma e software de computação central, trabalham juntos para criar uma visão de 360 graus do mundo em tempo real.
“Estimamos que podemos até melhorar a prevenção geral de acidentes em até 9%, o que pode levar a milhões de acidentes evitados ao longo do tempo. Isso seria um grande passo na segurança e na humanidade”, diz a Volvo.
Sistema de compreensão do motorista
O sistema será lançado no novo EX90. Usando duas câmeras para captar sinais iniciais que indicam que o motorista não está no seu melhor, o sistema observa os padrões de olhar.
Segundo a Volvo, o sistema consegue identificar quanto tempo o motorista olha para a estrada à frente, permitindo variações naturais, ele entende quando os olhos e, talvez, a mente, estão focados em outro lugar que não a direção.
Caso o carro perceba que há alguma anormalidade, o EX90 poderá tomar as medidas apropriadas para ajudar o motorista quando necessário.

“A assistência pode começar com um simples sinal de alerta que aumenta de volume com a gravidade da situação. Se o motorista não responder a avisos cada vez mais claros, o carro pode até parar com segurança na beira da estrada, enviando um aviso aos outros usuários da estrada com suas luzes de perigo”, explica a montadora sueca.
Segundo a Volvo, “os dados não são enviados e as câmeras funcionam como sensores para monitorar o comportamento do motorista e o carro poderá tomar alguma ação para proteger as vidas”, informou.
“A detecção interior é uma das próximas fronteiras de segurança para nós. Continuaremos a aprender, desenvolver e implantar novos recursos passo a passo para ajudar a melhorar a segurança à medida que nosso conhecimento aumenta e amadurece”, disse o chefe interino do Volvo Cars Safety Centre, Thomas Broberg.