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Volvo começa a cobrar por carregadores; clientes terão gratuidade

A Volvo vai começar a cobrança de carregadores. Hoje, a marca conta com 52 eletropostos de carga rápida em 37 rotas e quatro regiões do país. Segundo a volvo, são 500 recargas realizadas pelos clientes todos os dias.

Porém, quase metade desses carregadores não são usados por carros da montadora. A BYD, que hoje vem dominando o mercado dos elétricos, é a marca que mais utiliza os pontos de recarga da Volvo.

47% – BYD
24% – Volvo
13% – GWM
12% – Outros
2% – BMW
2% – Chery

Agora, a partir de 10 de julho, a marca dá início à cobrança das recargas. A marca deixou claro que a cobrança para o uso dos carregadores é válida apenas para os pontos conectados, ou seja, que estão online e com informações disponibilizadas no aplicativo.

A taxa de conectividade (para ativação) é única e custa R$ 2,50. O custo do kWh é de R$ 4. Porém, vale salientar que haverá uma taxa de ociosidade. A partir do 16° minuto, os carregadores vão cobrar uma taxa de R$ 5 por minuto. A taxa, no entanto, é válida apenas para os carregadores rápidos, mas também será cobrada para os clientes Volvo.

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A grande questão é que os clientes da marca não irão ser cobrados tanto para a conectividade como o carregamento. Desta forma, fica claro a intenção da Volvo em “dificultar”, por meio da tarifa, o uso dos carregadores próprios por carros de outras montadoras.

Por meio do aplicativo dos carregadores, os clientes Volvo e também não-Volvo poderão filtrar os carregadores gratuitos e pagos. Os clientes da marca vão precisar inserir o chassi do carro para identificar e receber a gratuidade para o uso do carregador.

Monitoramento 
“Pior do que não ter carregadores na estrada é você ter, contar com ele e estar quebrado. Hoje os carregadores são monitorados. Temos uma tela onde o time está sempre olhando e se está fora de uso, deixamos vermelho e o cliente não olha mais esse carregador no aplicativo”, destacou o presidente da marca, Marcelo Godoy.

Emplacamentos
A Volvo, que já teve o XC40 como o elétrico mais vendido do Brasil, perdeu o posto para a BYD. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram eletrificados, foram:

1º – BYD – 27.238

2º – GWM – 9.988

3º – Toyota – 8.897

4º – CAOA Chery – 4.103

5º – Volvo – 2.970.

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