Mais um modelo que faz parte da nova estratégia da Volkswagen, que começou com o novo Polo, o Nivus foi apresentado com uma aposta no diferencial tecnológico e na estreia de uma categoria exclusiva.
LEIA MAIS
+ VW Play cria um abismo tecnológico entre o Nivus e o T-Cross
Os principais destaques do novo modelo ficam por conta do VW Play e do seu design que foi totalmente criado no Brasil, inclusive com um novo logo pensado no digital, e será exportado para todos os mercados. A partir daqui, o Nivus será comercializado para todos os países da América Latina a partir do primeiro semestre do próximo ano. Na Argentina, a novidade estará disponível no final do ano com uma motorização desenvolvida exclusivamente para este país. Na Europa, ele deve chegar apenas no segundo semestre de 2021.
No mercado brasileiro, o Nivus só deve chegar no começo do próximo semestre, mas a sua pré-venda deve acontecer nas próximas semanas. Dessa forma, o utilitário se torna o primeiro modelo da marca a ser vendido antes mesmo de estar disponível nas concessionárias.
Para ajudar os clientes na hora de decidir qual modelo comprar, a Volks desenvolveu o Digital Dealer Experience (DDX), um aplicativo disponível em todas as concessionárias da marca, através de um TV digital, que estará acoplado com um óculos de realidade virtual em que o cliente pode conhecer o Nivus por todos os ângulos.
Também através do DDX é possível personalizar o novo Nivus escolhendo, desde a sua versão, passando pela preferência de cor e até por equipamentos opcionais como rack de teto. Também estão disponíveis para o veículo lanternas de LED, abertura de porta kessy, ACC, AEB, seis airbags, detector de fadiga, painel digital ativo, câmera traseira, sistema de frenagem de emergência e o já apresentado VW Play.
Outro aplicativo disponível pela marca, que também utiliza a realidade aumentada, pode mostrar ao cliente como o novo Nivus ficaria na garagem de casa, além de, através da tela do celular, poder explorar o carro, escolhendo as cores disponíveis, conhecer o interior do carro em uma câmera de 360° navegar pelo VW Play, abrir o porta-malas, entre outras funcionalidades.
A produção do Nivus começa em duas semanas, para atender primeiro o mercado brasileiro. O modelo estará disponível nas lojas no começo do segundo semestre com uma gama de equipamentos mais enxuta para atender uma demanda dos clientes.
No quesito concorrência, o Nivus deve buscar aqueles clientes que estão buscando um carro com design diferenciado e esportivo, mas sem abrir mão do conforto a bordo com uma tecnologia de ponta. A marca aposta na procura por pessoas mais jovens. Todas as versões da novidade serão equipadas com motores 200 TSI flex, exclusivo com câmbio automático.
Estreando uma categoria nova, o Nivus tem dimensões diferenciadas, são 4,266 m de comprimento, 1,757 m de largura, 1,493 m de altura e 2,566 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros, maior inclusive do que a maioria dos utilitários esportivos.
Design
O modelo teve seus primeiros sketches feitos há quatro anos. Como resultado, o Nivus conta com todos os faróis de LED, inclusive os de neblina. Na dianteira, a grade, que liga os faróis, recebeu o novo logo da Volkswagen que está mais simples e bidimensional.
Já na parte de trás, a marca apostou em um elemento horizontal que, assim como na frente, une as lanternas, formando uma peça única. As lanternas começam na tampa traseira e se prologam até parte da lateral. Na parte superior existe um spoiler integrado à tampa traseira que dá a impressão de prolongamento do teto.
Tecnologia
A principal novidade no quesito tecnologia é mesmo o novo VW Play, que já foi apresentado anteriormente pela marca. O equipamento traz uma central multimídia totalmente desenvolvida no Brasil que oferece uma tela de 10 polegadas, sensível ao toque, antirriscos. Quando junto com o painel digital, cria duas ilhas digitais no console do Nivus.
Junto com o utilitário também foi apresentado a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva da Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, da mesma forma que se faz em um smartphone. São 10 GB de memória disponível para baixar aplicativos como Waze, Ifood e Deezer.
O VW Play oferece ainda o Manual Cognitivo integrado ao veículo, com capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia e capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple.
A tecnologia também foi aplicada, através da realidade virtual, para atrair os clientes. Além do DDX, que estará disponível nas concessionárias e por onde o cliente consegue ver todos os detalhes do carro em 3D, foi disponibilizado ainda um app desenvolvido pela Volks com tecnologia de realidade aumentada.
Segurança
Graças a estratégia modular MQB foi possível adotar equipamentos que garantem a segurança dentro e fora do veículo como detector de fadiga, Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha, kessy (abertura das portas e partida do motor sem chave), ESC (controle eletrônico de estabilidade), ACC (controle adaptativo de cruzeiro), AEB (frenagem autônoma de emergência), HHC (auxílio de partida em rampa) e câmera de ré.