Xangai (China) – A Omoda & Jaecoo chegou ao Brasil não tem nem um mês, mas a empresa do Grupo Chery dá mostras de que não quer ser uma coadjuvante entre as montadoras chinesas em nosso mercado. Foi o que pudemos constatar no Shanghai Auto Show, onde foram apresentados os próximos modelos que vão chegar ainda este ano e que prometem agitar o segmento de SUVs.
Além de ter o primeiro contato com o Omoda 5 e o Omoda 7 no maior salão do automóvel do mundo, pudemos testar os dois modelos durante dois dias em uma “maratona” disputada entre 9 países entre as cidades de Xangai e Wuhu para ver quem conseguia as melhores marcas de consumo de combustível.
Rodamos cerca de 800 km com o Omoda C7 (no Brasil perderá a letra C), um SUV de porte médio com um motor 1.5 turbo que, somado a um conjunto elétrico, entrega 339 cv de potência. O híbrido plug-in tem baterias de 18 kWh que garantem uma autonomia de 95 km no modo 100% elétrico.
Foi justamente no modo elétrico que iniciamos nossa viagem e rodamos 99 km até a primeira parada. E a nossa unidade marcava que ainda tinha 32% de bateria para entregar. Ou seja, será possível rodar, de fato, cerca de 100 km sem queimar uma gota de combustível no Omoda 7.
Na segunda fase de nossa jornada pegamos só trecho de estrada. Nas impecáveis e vigiadas rodovias chinesas usamos o modo híbrido. Com 339 cv de potência e 52 kgfm de toque, o SUV mostrou que tem fôlego de sobra e eficiência invejável.
Chegamos em Wuhu, cidade onde fica a sede do Grupo Chery, após rodar 798 km e com autonomia para mais 490 km. Ou seja, é possível dirigir por mais de 1.200 km com o Omoda 7 sem precisar abastecer com gasolina.
Além da eficiência e performance, o Omoda 7 também se destaca por ter uma cabine com acabamento de alto padrão e com detalhes inovadores, como a grande tela de 15,6 polegadas da central multimídia que é deslizante. Ela pode sair da posição central no console e se posicionar à frente do passageiro ao lado.
Outra novidade é o sistema de aromatização da cabine. Você pode escolher entre três fragrâncias e também a intensidade que elas serão borrifadas na cabine pelo sistema de ar-condicionado. É suave, mas faz dá um toque a mais de refinamento no interior do SUV.
Já o nosso contado com o Omoda 5 foi mais restrito ao circuito urbano em Wuhu. Mas, os colegas brasileiros que viajaram com o SUV compacto conseguiram uma média de 21 km/l, o que daria uma autonomia de pouco mais de 1 mil quilômetros.
Esses números são muito bons por se tratar de um híbrido HEV, aquele que não precisa de tomada para recarregar as baterias. O sistema de baterias tem apenas 1.8 kWh mas garante saídas no modo elétrico até os 40 km/h e uma economia de combustível surpreendente.
A cabine do Omoda 5 também entrega um acabamento refinado e uma ampla lista de equipamentos de série, como ADAS, teto solar, ajuste elétrico dos bancos da frente e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas.
O que também fará o SUV compacto se destacar entre os híbridos HEV é a potência do motor 1.5 turbo, que associado ao conjunto elétrico entrega 204 cv de potência e 31 kgfm de torque. O modelo tem até o modo de condução “Sport” que apimenta bastante a performance do modelo, que acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.
O Omoda 5 vai mirar nos rivais chineses, mas têm potencial para duelar até mesmo com o Corolla Cross, que também tem versões com tecnologia híbrida HEV. Tudo vai depender do preço. Para competir com essa turma terá que custar abaixo de R$ 200 mil.
Já o irmão maior, o Omoda 7, terá como principais desafiantes os modelos híbridos plug-in da BYD, como o Song Pro, e da GWM, como Haval H6 P19. Se a Omoda conseguir preços competitivos – e ela garante que terá – poderá incomodar bastante até mesmo as montadoras tradicionais com clientes mais conservadores.
Carro de volume
Ainda em Wuhu pudemos conhecer, em primeira mão, o modelo que será o grande trunfo da Omoda para ganhar um grande volume de vendas. O Omoda 3 é um crossover compacto de design marcante com porte de Renault Kardian e que terá motor 1.0 turbo. A grande novidade é que ele será híbrido HEV e terá preço para competir até mesmo com as versões mais caras de hatches de entrada de nosso mercado. É o que ouvimos durante seu pré-lançamento.
O Omoda 3 será apresentado oficialmente ao mundo em outubro deste ano e deve chegar ao Brasil apenas no final de 2026. Poderá, inclusive ser montado no Brasil, caso os planos da Omoda & Jaecoo se confirmem nos próximos capítulos.