A Ferrari apresentou oficialmente a nova Amalfi, um cupê 2+2 com motor V8 dianteiro-central que substitui a Ferrari Roma na linha da fabricante italiana. O modelo combina desempenho esportivo com usabilidade no dia a dia e aposta em visual moderno, mais conectividade e soluções aerodinâmicas ativas.
A Amalfi utiliza uma versão evoluída do motor V8 biturbo da família F154, com 3.855 cm³ de cilindrada. São 640 cv de potência a 7.500 rpm e torque gerenciado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem com oito marchas. O desempenho é elevado: acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega aos 200 km/h em 9 segundos.
LEIA MAIS
+ Tesla realiza primeira entrega de carro com direção totalmente autônoma
Entre os avanços técnicos está o freio eletrônico por fio, já usado em outros modelos da marca, além do sistema de controle de tração Side Slip Control 6.1 e direção com nova calibração para entregar respostas mais diretas. A aerodinâmica ativa inclui um spoiler traseiro móvel, que ajusta sua posição de acordo com as condições de condução.
O visual da Ferrari Amalfi segue o estilo da Roma, mas com proporções ainda mais marcantes. A frente se destaca por uma entrada de ar ampla, ausência de grade tradicional e capô esculpido. Na traseira, o destaque vai para a assinatura de luzes embutidas e o spoiler ativo que se integra à carroceria. Rodas de 20 polegadas e detalhes em fibra de carbono complementam o conjunto.
A cor de lançamento, chamada Verde Costiera, é inspirada nos reflexos do mar da Costa Amalfitana e reforça a proposta de sofisticação do modelo.
Por dentro, a Amalfi adota o chamado cockpit duplo, separando motorista e passageiro com áreas visualmente distintas, mas conectadas. Há uma tela sensível ao toque central de 10,25 polegadas, um painel digital de 15,6” e uma tela adicional voltada ao passageiro com 8,8”.
O volante traz de volta botões físicos e o tradicional botão de partida em alumínio. Além disso, todos os comandos principais foram reposicionados para facilitar o uso durante a condução esportiva.
O carro é equipado com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregamento por indução e integração com o aplicativo MyFerrari Connect, que permite monitorar o status do carro remotamente.
Embora seja um esportivo, a Amalfi traz soluções para tornar a experiência mais confortável. O modelo oferece bancos com função de massagem, ventilação, e uma configuração 2+2 com espaço traseiro que pode ser usado para bagagens ou crianças.
A Ferrari também disponibiliza um sistema de som premium Burmester com 14 alto-falantes e 1.200 watts de potência como item opcional.
Segurança e assistência
No pacote de assistência ao condutor, a Ferrari Amalfi incorpora itens como:
-
Controle de cruzeiro adaptativo
-
Frenagem automática de emergência
-
Alerta de ponto cego
-
Alerta de saída e assistente de permanência em faixa
-
Reconhecimento de placas de trânsito
-
Visão 360º (opcional)