Campinas – A experiência tinha que ser vivida. Sair um pouco do universo dos carros e mergulhar no mundo dos caminhões leves. O Tector é a novidade da Iveco e entrega excelência a bordo. Sem contar o design juvenil. Um caminhão pode ser jovem sim. O modelo, na categoria de nove toneladas, é líder do mercado na Argentina e, no Brasil vai certamente alavancar o volume de vendas da montadora.
O segmento médio representa 18% do mix no país (de oito a 15 toneladas) e agora a marca do grupo CNH Industrial entrega com um produto fruto dos últimos três anos de estudos incluindo o desenvolvimento em parceria com os clientes. Trabalho que esquentou para valer desde a última Fenatran em 2017. A Iveco quer 10% dessa fatia e vai brigar por isso. O 9-190 custa a partir de R$ 155 mil e o 11-190 R$ 165 mil.
Ricardo Barion, diretor de vendas da empresa, foi para o campo traduzir as necessidades do caminheiro. Em equipe, a proposta era analisar o cotidiano do cliente que precisa, na primeira necessidade, de conforto. E não seria diferente porque uma média de uso de 14h no caminhão justifica a exigência.
No modelo vejo ergonomia e conforto como dois pilares da cabine que é bem completa e de fácil acesso. Gostei também do degrau de subida baixo que não compromete o ângulo de ataque do caminhão. O banco converge com o “piloto” e o deslocamento da coluna de direção permite movimento até mesmo para os mais barrigudinhos se deslocarem com amplitude no raio da cintura. As portas abrem em um ângulo de 87º graus. Partida, seta, abertura de teto, instrumentos e espaço para mais dois caronas é a pegada Tector 9-190 e 11-190.
Ah! A embreagem é uma doçura para a caixa de seis marchas com a última sendo overdrive. A versão automatizada vai ficar pra depois. A alavanca está na base do painel e a Iveco defende o menor ruído interno da categoria com espaço de 201 cm e 245 cm de altura. Tanto para o de 9 quanto para o de 11 polegadas. O tanque é de 150 litros. O carro tem ABS com EBL e limitador de velocidade para 120 Km/h.
A máquina
O trem de força quatro cilindros de 190 cv é o FPT 45 turbo intercooler injetado Common Rail divulgado como o mais potente da categoria com curva de torque plana elevada fazendo com que você troque menos marchas. São 62,5 quilos de torque O Iveco tem basculamento hidráulico e isso é uma mão na roda com campo de visão de 1,53 metro do para-brisa é generoso. Isso sem contar os retrovisores style do Tector. Tenho que lembrar que achei a cabine com baixo ruído e vibrações. Eles acertaram em cheio.
Outra novidade
O lançamento dos modelos médios contemplou a apresentação do 17-300 e 24-300 auto-shift com tradução para capacidade do veículo na primeira dezena indicada e o volume de potência na centena do motor.