Publicidade

Start -Stop e a tecnologia embarcada

Start -Stop é a tecnologia que desliga o motor do automóvel de forma automática quando ele para e volta a ligá-lo, instantaneamente, quando o motorista deseja movimentar o veículo. Essa tecnologia pode reduzir o consumo de combustível em até 10%, além de reduzir até 7% a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Mas afinal: o que é Start-Stop?
Você está parado em uma grande avenida, preso a quilômetros de engarrafamento. São centenas de carros com motores ligados esperando o desafogo do trânsito. Alguns motoristas desligam os motores para tentar economizar um pouco de combustível, mas o trabalho mecânico de dar partida a todo momento é penoso. Horas depois, o trânsito volta ao normal e você percebe que o ponteiro do marcador de combustível desceu mais do que deveria.

Essa cena, que todos conhecemos muito bem, tem dois custos enormes: gasto excessivo de combustível e emissão de gases tóxicos. O sistema Start-Stop foi desenvolvido justamente para minimizar este problema. Como? Através do desligamento automático do motor quando o veículo para e a retomada da ignição quando pressionada a embreagem (nos veículos manuais) ou retirada do pé do pedal de freio (nos veículos automáticos).

Como o Start-Stop funciona?
Através de um sistema elétrico inteligente e otimizado, o Start-Stop tem características específicas a depender do tipo de transmissão do seu veículo. Para os veículos com transmissão manual, para que o motor desligue, é necessário que o carro esteja parado, desengatado e com o pedal da embreagem livre.
No caso dos veículos com transmissão automática, é o pedal de freio que deve estar pressionado. É importante lembrar que o sistema Start-Stop possui procedimentos de segurança que impedem, por exemplo, que o veículo desligue em aclive.

Toda essa tecnologia é alimentada pelo sistema elétrico, que identifica o melhor momento para cada decisão. Para que isso aconteça de maneira segura, otimizando o desempenho do motor e aumentando a vida útil dos componentes do seu veículo, este sistema precisa de uma alimentação desenhada especificamente para as suas necessidades.


Bateria para Start-Stop: qual devo escolher?

Os acumuladores de energia – conhecidos popularmente como baterias automotivas – sempre andaram juntos com as tecnologias disponíveis no mercado e às necessidades dos automóveis. Para cada modelo de carro, uma bateria é desenvolvida para suprir as necessidades do sistema elétrico e minimizar as chances de problemas.

É de se esperar que veículos com sistema elétricos mais robustos, embarcados com novas tecnologias de distribuição de energia e tantas outras inovações vão precisar de acumuladores novos, inteligentes e que deem suporte a estas evoluções.

Se o seu veículo possui sistema Start-Stop, você vai precisar de uma bateria que garanta o funcionamento ótimo do seu sistema elétrico. Do contrário, não apenas a vida útil da sua bateria vai diminuir, como também pode acarretar danos em diversos componentes do veículo, além da perda de eficiência.
As baterias de tipo EFB da Moura (Baterias Convencionais Melhoradas) são a evolução da bateria tradicional. Trabalham em estado parcial de carga, o que as baterias tradicionais não suportam. Isto garante a otimização e adequação às necessidades do sistema Start-Stop, sobretudo para dar suporte a maior quantidade de ignições que esta tecnologia demanda (no modelo tradicional temos, em média, 4 partidas por dia, já neste modelo de veículo, o número sobe para 100).

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade