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Saveiro 2024 troca versão topo muda visual e fica mais barata

A nova Saveiro 2024 chega ao mercado brasileiro após um facelift no visual. A picape tem melhorias no visual, trocou o nome da versão topo de linha e nesta ficou mais barata. Agora, a Cross saiu de cena e Extreme ocupa o todo da gama Saveiro. Segundo a Volkswagen, a mudança é para adaptar a nomenclatura às picapes, como acontece na Amarok Extreme.

Confira o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=_6VFoOzqM5g

Com capo mais elevado, novo farol, nova grade, maior ângulo de ataque e um farol de milha com apliques na vertical, a picape ganhou em linhas robustas e está com visual mais aventureiro.

Na traseira, as mudanças são singelas. Um aplique em preto, na horizontal, que passa por toda a tampa do porta-malas, levando de uma lanterna a outra. O aplique com o nome do modelo ficou grande e tem uma tonalidade escura.

No interior, o volante tem a logomarca da Volkswagen com nova identidade visual. O cluster agora recebeu uns apliques na cor laranja que estão nos marcadores de RPM e velocidade. Assim como os bancos, em couro sintético, que têm costuras na mesma cor. O painel central ganhou um aplique em uma espécie de aço escovado, que dá uma leve impressão de sofisticação.

Apesar das mudanças, a Saveiro 2024 continua na mesma geração (5ª) e mesma plataforma. Por enquanto, sem motor turbo ou câmbio automático. Por falar nele, a transmissão da Volks tem engates precisos e curtos. Mesmo para uma pessoa que não está acostumada com embreagem, se adapta fácil.

Na motorização a Saveiro não tem mudanças. Segue com o mesmo propulsor da linha 2023. 1.6L de 116 cv e 16,1 kgfm de torque.

Por outro lado, a picape compacta da Volks, ganhou novos amortecedores e molas, que resultaram em um aumento de 10mm na altura da comercial leve.

Na caçamba, a versão cabine dupla (CD) tem capacidade volumétrica de 580L (VDA). A capacidade máxima de carga útil é de 638 kg. Já a versão cabine simples (CS) pode carregar até 664 kg – número próximo da CD. Entretanto, o volume é bem maior. São 924 litros (VDA).

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No volante
Dirigimos a Saveiro 2024 em dois momentos. Na ida, a picape chegou a fazer próximos dos 16 km/l com gasolina. Estávamos a bordo da versão Trendline cabine simples. Foram cerca de 190 quilômetros percorridos em trechos rodoviário, urbano e terra batida.

A versão estava equipada com os dois pacotes disponíveis. Pacote interatividade: R$ 5.255 (multimídia, alto-falantes, volante multifuncional) e o pacote conforto (roda liga 15″, farol de neblina, capota marítima e câmera de ré).

No teste se retorno, testamos a versão topo de linha, Extreme, que foi carregada com aproximadamente 160 quilos na caçamba. A suspensão com mola de duplo estágio entra em ação e não sentimos a picape pular. No retorno, o trajeto foi também de terra batida, cidade e estrada.

Apesar de termos enfrentado muito trânsito na volta, a Saveiro registrou uma boa média de consumo no computador de bordo, mesmo carregada (14,7 km/l com gasolina).

Pacote de equipamentos
A versão mais cara perdeu o piloto automático, controle automático de descida, que podem ser adquiridos por R$ 2.160 (pacote tech). Somado o pacote ao novo preço de R$ 114.580, a Saveiro topo de linha custa R$ 116.740. Isso é R$ 6.710 a menos que a Cross 2023. Toda a linha 2024 estará disponível em toda a rede de concessionárias a partir de 28 de agosto.

Preços e versões linha Saveiro 2024:
Robust CS – R$ 95.770
Trendline CS – R$ 101.490
Robust CD – R$ 109.710
Extreme CD – R$ 114.580

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