A Renault trouxe de volta o Megane ao Brasil. Mas agora o belo hatch ganha a assinatura E-Tech, o que significa que ele é 100% elétrico. Isso quer dizer também que o francês já chega com um enorme desafio: entrar no duelo de clientes junto com BYD e Volvo, que dominam o segmento dos elétricos no país. Será que por R$ 279.900 ele conseguirá essa façanha?
“O Megane E-Tech é o primeiro veículo a ser comercializado da fase Renovation aqui no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution É o primeiro veículo que chega com a nova identidade da Renault, refletindo o novo posicionamento da marca no mundo e no Brasil. Com a chegada do Megane E-Tech nós ampliamos a gama Renault E-Tech no país. Nós acreditamos que o E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável e esta é a nossa visão de futuro na Renault do Brasil”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O Megane E-Tech 100% elétrico introduz uma plataforma focada na motorização elétrica e é pioneiro na linguagem de design “Sensual Tech”. Também, é o primeiro a apresentar o novo logo da marca, o “Nouvel’R”. Com um DNA elétrico, destaca-se pela elegância e dinamismo, combinados com um interior amplo e ergonômico.
O design curvilíneo dos ombros da carroceria, os recortes nos para-lamas em torno dos faróis e o capô arqueado coexistem com linhas definidas, como a lâmina nos para-choques e as saídas de ar laterais no para-choque dianteiro, ressaltando uma sensação de qualidade premium.
As características sensuais que marcaram o sucesso do seu estilo foram mantidas, integrando elementos tecnológicos (faróis de Full-LED com detalhes em 3D na traseira, cockpit de 12,3” integrado a um multimídia OpenR de 9”), além de outros detalhes inspirados em objetos high-tech.
Com uma distância entre eixos de 2,68 m e um comprimento total de 4,20 m oferecidos pela nova plataforma modular CMF-EV, o Megane E-Tech 100% elétrico exibe proporções inéditas. Os designers criaram um hatch dinâmico com dimensões mais contidas. O Megane associa um design compacto e uma linha de teto mais baixa (1.519 mm), mas com amplo espaço interno.
A robustez é percebida através da presença de atributos que rementem a outros segmentos: rodas diamantadas de 18” proteções na parte inferior carroceria e nas caixas de roda, além de uma linha de cintura alta. Já a linha descendente do teto, as bitolas alargadas e as maçanetas das portas “fluidas” e integradas remetem ao mundo dos cupês. A altura contida, o espaço interno e o volume do porta-malas são uma referência ao mundo dos tradicionais hatchbacks do segmento C.
O Megane E-Tech traz maçanetas de porta embutidas. Quando o motorista ou o passageiro dianteiro se aproxima para abrir uma porta, ou quando o veículo é destravado, as maçanetas disfarçadas na carroceria aparecem automaticamente, por meio de um sistema elétrico. Elas retornam à posição fechada dois minutos depois do veículo ter sido estacionado ou quando ele começa a rodar, ou ainda com o travamento das portas.
Na cabine do Megane E-Tech, fica evidente a inspiração vinda do universo do premium. Vários materiais inéditos ou reciclados foram combinados para oferecer um ambiente acolhedor, para que os ocupantes se sintam “em casa”. O objetivo dos designers foi ir além dos materiais tradicionais, como o plástico, e além das cores tradicionais, como o preto.
Graças ao formato retangular, a capacidade de até 440 litros do porta-malas é 100% aproveitável, onde os cabos de recarga encontram um compartimento de 32 litros específico, com acesso a partir do forro do assoalho. Para os cabos há uma série de acessórios exclusivos, como bolsa, presilhas, alças de transporte etc. Os bancos traseiros também podem ser rebatidos em 2/3 e 1/3, permitindo aumentar o volume de carga.
O Megane E-Tech está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.
Vantagens da plataforma CMF-EV
O Megane E-Tech 100% elétrico é o primeiro modelo da gama Renault a se beneficiar das vantagens da plataforma CMF-EV da Aliança. Esta nova plataforma de referência dedicada aos veículos 100% elétricos facilita a produção, desenvolvimento e otimização das performances dos modelos de nova geração de cada marca. As vantagens oferecidas pelo projeto permitem definir novos limites em vários aspectos, para criar veículos com um novo design e características inéditas, sempre oferecendo muito prazer de dirigir.
Esta plataforma apresenta um compartimento do motor reduzido, pois os componentes dos motores elétricos são menores do que os dos carros equipados com motorização térmica. Associado a uma distância entre eixos maior e as rodas localizadas nos quatro cantos da carroceria, o veículo oferece ainda mais espaço interno, com um design interno inovador e um design externo único.
Mais de 300 patentes foram registradas para a plataforma CMF-EV e o Megane E-Tech 100% elétrico. Estas patentes protegem várias inovações relacionadas ao sistema propulsor, gestão térmica, arquitetura e acústica. O resultado é fruto de uma expertise compartilhada entre o Renault Group e seus parceiros da Aliança, a Nissan e a Mitsubishi, para manter e proteger sua liderança tecnológica em relação à concorrência.
A posição de dirigir também contribui para as sensações de condução. Graças à típica posição de condução mais baixa dos hatches, o Megane E-Tech transmite da melhor forma o dinamismo do chassi e da motorização sem comprometer o conforto dos bancos dianteiros, que é reforçado pela espuma mais densa e uma melhor sustentação lateral.
Com o motor que oferece 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech eleva o prazer da motorização elétrica. O modelo oferece todo o prazer da condução elétrica, principalmente a aceleração instantânea, tanto dinâmica como linear, permitindo que o Megane E-Tech realize um 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos
O prazer de dirigir um carro elétrico também depende de poder dirigir sem limite de autonomia. É esta a proposta do Megane E-Tech, com sua bateria de 60 kWh, os inovadores sistemas de gestão da energia e as várias soluções de recarga.
Assim como o conjunto motriz, o Megane E-Tech tem uma bateria totalmente nova de 395 quilos, cujo projeto foi feito para se integrar perfeitamente à plataforma CMF-EV. A bateria fina contribui diretamente para limitar a altura do veículo a 1.519 mm, beneficiando a aerodinâmica e a eficiência.
O Megane E-Tech tem uma autonomia de até 495 km no uso urbano e 463 km no rodoviário, segundo a norma SAEJ1634, ou 481 km no uso misto no SAEJ1634 e 337 km no PBEV. A bateria de 60 kWh é composta de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de 8 anos ou 160.000 km. Durante este período, elas são substituídas gratuitamente caso sofram uma deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal.
A bateria pode recuperar energia a cada frenagem. Mas para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Megane E-Tech é equipado com um sistema de frenagem regenerativa otimizada.
O Megane E-Tech é ainda mais eficiente com a otimização do peso (1.680 kg), principalmente devido ao uso de alumínio na plataforma, o material compósito da porta traseira e a bateria estrutural.
A versatilidade do Megane E-Tech é potencializada pelas várias soluções de recarga, incluindo 130 kW em carregadores rápidos de rodovias e 22 kW em sistema trifásico, amplamente disponível nas cidades. Todas são otimizadas para uma eficiência máxima.
Ele também é compatível com as infraestruturas de recarga em corrente contínua (DC) de até 130 kW (sistema de recarga combinado). Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC 130 kW são necessários 36 minutos e em um Wallbox de 22 kW leva 1h50.
Inovação na cabine
A nova tela de multimídia OpenR combina, de forma integrada, o cluster digital de 12,3”. O display OpenR é recoberto por uma superfície de vidro reforçada que melhora a robustez, tornando-a mais agradável ao toque e ao olhar.
O display OpenR oferece uma superfície de visualização total inédita: 321 cm² para a tela de 12,3” o painel de instrumentos (1920 x 720 pixels no formato paisagem). A tela multimídia mede 9” (1250 x 834 pixels no formato paisagem).
A iluminação dianteira e traseira do Megane E-Tech, 100% LED, é finamente esculpida e moderna. O veículo inaugura assinaturas luminosas inéditas com desenho “eletrizante”, que se estendem até o logo central, reforçando seu design dinâmico. Na frente, as luzes de rodagem diurna parecem escapar dos faróis, se estendendo até as saídas laterais do para-choque. Na traseira, vários filamentos micro-ópticos recortados a laser formam duas faixas, criando um efeito 3D difuso: as linhas entrecruzadas parecem estar vibrando, como se estivessem vivas. E para complementar os elegantes piscas dinâmicos, as luzes de freio assumem a forma de dois traços sobrepostos, remetendo a um símbolo de “pausa”.
A iluminação interna do Megane E-Tech é 100% LED e baseada no ritmo circadiano, o ciclo biológico do corpo humano que se repete a cada 24 horas, para otimizar o bem-estar dos ocupantes. Ativada por meio das faixas luminosas do painel de bordo, a iluminação da cabine, dos painéis das portas e do suporte para smartphone é diferente durante o dia e à noite, mudando automaticamente de cor a cada 30 minutos.
Para reduzir os riscos de colisão, o Megane E-Tech traz três equipamentos: o alerta de saída de faixa (LDW), o alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA). Este último está mais avançado, com seu novo recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência).
O assistente de manutenção de faixa de emergência funciona de 65 a 160 km/h (velocidade máxima do veículo limitada eletronicamente) para as ultrapassagens com risco de colisão lateral e risco de saída da faixa, e de 65 a 110 km/h para as ultrapassagens com risco de colisão frontal.
A frenagem automática de emergência em marcha a ré (Rear AEB) faz parte da frenagem automática de emergência associado ao alerta de tráfego cruzado traseiro, sendo ativada quando o condutor está dirigindo em marcha a ré. Se os sensores ultrassônicos traseiros detectarem um obstáculo em potencial (pedestre ou ciclista), o sistema emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não houver nenhuma reação deste, o sistema aplica a frenagem de emergência por dois segundos para evitar uma colisão. Este sistema funciona em marcha a ré em velocidade de 3 a 10 km/h.
O dispositivo Occupant Safe Exit (OSE) emite um alerta quando um ocupante abre a porta para sair enquanto um ciclista, moto ou veículo esteja se aproximando, para evitar qualquer choque contra a porta do veículo. Este sistema de alerta visual e sonoro permite evitar os acidentes, cujo risco é ainda maior para os ciclistas na cidade.