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Renault lança SUV híbrido de 145 cv que faz 21 km/l com porte de Compass

A Renault apresentou um novo SUV híbrido que chega posicionado entre Captur e Austral. No lançamento do novo Symbioz, apenas uma configuração de motor está disponível, com 1.6L e 145 cv de potência. A linhas externas lembram muito o já lançado Captur 2025.

A plataforma do Renault Symbioz é a CMF-B, mesma usada pelo Captur. Com 4,41 m de comprimento (porte de Jeep Compass), este novo modelo completa a gama ‘híbrida’ que já inclui o Arkana (4,57 m) e o Austral (4,51 m).

Depois do Arkana, do Mégane E-Tech elétrico, do Austral e do Scénic E-Tech elétrico, o Symbioz completa a gama de veículos compactos da Renault, sendo o último veículo da ofensiva Renaulution no segmento C.

Por fora, o Renault Symbioz apresenta rodas de 19″ nas versões Esprit Alpine e Iconic. Todas as rodas (18″ e 19″) são novas e exclusivas deste modelo. As linhas bem desenhadas criam um efeito gráfico dinâmico, fazendo com que pareça a roda gira, mesmo quando o veículo está parado.

Na questão de conforto, possui o sistema multimídia OpenR Link com Google integrado, além do teto solar de vidro colorido Solarbay. A versão Iconic vem com 29 auxílios à condução de nova geração para segurança e conforto de condução otimizados. Entre elas, o Active Driver Assist (condução autônoma de nível 2) e a adaptação inteligente de velocidade estão entre as funções mais avançadas do segmento.

Com capacidade de porta-malas de até 624 litros e um layout modular com banco deslizante que se dobra para criar um piso plano, o Renault Symbioz está ao nível dos melhores da sua classe, garante a montadora.

O sistema hi-fi Harman Kardon opcional inclui 9 alto-falantes (2 tweeters e 2 woofers na frente e atrás e um subwoofer no porta-malas). O sistema oferece uma experiência sonora envolvente.

O Symbioz arranca sempre em modo eléctrico, permitindo aos condutores permanecer em modo totalmente eléctrico até 80% do tempo na cidade, com poupanças de combustível de até 40% em comparação com um motor a gasolina convencional num ciclo urbano. A caixa de câmbio possui 4 marchas para o motor a gasolina e 2 marchas para o motor elétrico principal.

Na autoestrada, o grupo motopropulsor foi feito para permitir que o motor de combustão acione as rodas diretamente, sem acionar os motores elétricos à toa, como nos sistemas híbridos convencionais. Com esta tecnologia Renault, o Symbioz otimiza o consumo de combustível em todos os terrenos, com um ciclo europeu (WLTP) calculado em 4,6 litros/100 km – ou seja, 21,7 km/l.

Brasil
Por enquanto, não há previsão de lançamento para o SUV no Brasil. A Renault do Brasil vai investir R$ 2 bilhões no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), visando a produção de um C-SUV completamente novo. A construção será sobre a nova Plataforma Modular do Grupo Renault, a mesma utilizada no Kardian.

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