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Renault apronta nova picape e futuro SUV de 7 lugares no Brasil

A Renault anunciou no início de 2024 um investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento de novos veículos. De forma global são esperados mais de R$ 15 bilhões e oito novos carros para mercados como América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul. Anote o seguinte: quatro destes carros estarão no Brasil e deverão ser eletrificados.

O Kardian é o primeiro automóvel da Renault a ser lançado nesta nova fase francesa. O modelo com medidas de SUV estreia o motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 125 cv de potência, com injeção direta associada a um câmbio automático de seis marchas com dupla embreagem EDC.

Além deste, a Renault também já anunciou um outro derivado da plataforma, que será um SUV anti-Compass, no segmento C. O carro completamente novo poderá usar o 1.3 turbo TCe de 170 cv, já adotado por Duster, Oroch e pelo finado Captur.

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A montadora também pode adotar um propulsor elétrico para ajudar no consumo do modelo, como uma bateria de 48V, como equipa Kia Sportage e o CAOA Chery Tiggo 5 e 7 Pro híbrido. Seria um diferencial na briga contra o rival Stellantis que também se prepara na modalidade híbrida leve.

Picape
Descobrimos que a picape Niagara também será feita no Paraná como terceiro veículo da linha. O utilitário foi apresentado no primeiro evento do Kardian, no ano passado. A Niagara será responsável por ficar no lugar da atual Oroch. E com estilo!

A caminhonete é construída sobre a plataforma modular CMF-B e, inclusive, está preparada para eletrificação ou para no futuro ser totalmente elétrica. A base poderá ser usada pela Renault para este fim. Assim, a plataforma CMF-B terá desde híbridos leves (MHEV), híbridos plenos (HEV) até híbridos plug-in (PHEV). Ela permite tudo.

SUV de 7 lugares
A CMF-B está apta para a criação de carros de até 5 metros, com entre-eixos que podem chegar até três metros de comprimento. Por fim, mas não menos importante, a fabricante francesa deverá ainda lançar um SUV de 7 lugares para disputar a concorrência com o Jeep Commander no mercado brasileiro. O modelo deverá estrear no Brasil em 2026. De fato, uma nova Renault.

Nova fase
A Renault está investindo na descarbonização e, inclusive, conta com uma empresa para produção de motores. A Horse é um fornecedor global autônomo de soluções de sistemas de propulsão e desenvolve tecnologias isentas de carbono e de baixas emissões. “Espera-se que a nova empresa forneça os seus atuais clientes industriais, incluindo a Renault, a Dacia e também a Nissan e a Mitsubishi Motors Company”, ressaltou a Renault.

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