O interesse por carros híbridos vem aumentando. Prova disso, é que em 2024 57% dos brasileiros querem comprar um carro híbrido. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela OLX que avaliou a intenção de compra dos consumidores brasileiros.
O levantamento mostra também que somente 14% consideram a compra de um modelo 100% elétrico. Já 29% não planejam adquirir um carro elétrico ou híbrido.
O estudo foi realizado em parceria com a MindMiners e entrevistou brasileiros das cinco regiões do país, com o objetivo de avaliar perfis e preferências de consumo.
LEIA MAIS
+ Renault Kardian tem preços revelados e pré-venda custa R$ 1.000; veja detalhes
“A pesquisa aponta que 66% dos entrevistados consideram a possibilidade de pagar mais caro por um veículo híbrido ou elétrico e, dentre os consumidores da Geração Z, chega a 73%. Isso nos leva a concluir que, apesar dos desafios econômicos, os brasileiros preferem investir em carro mais caro, mas que tenha combustível mais barato e tecnologia avançada”, afirma o vice-presidente comercial de Autos do Grupo OLX, Flávio Passos.
Ao serem perguntados sobre quanto estariam dispostos a investir a mais em um carro híbrido ou elétrico, a maioria pretende gastar um valor até 20% maior. Essa resposta foi apontada por 36% dos consumidores que possuem carro e por 36% dos que não têm, conforme mostra o gráfico abaixo.
A principal motivação técnica para trocar de carro é a necessidade de um modelo maior e melhor, desejo apontado em 37% das respostas, seguido pelo fato de o veículo estar velho (35%). A busca por novas tecnologias foi o terceiro motivo mais indicado em 33% dos retornos da pesquisa.
Para 68% dos entrevistados, o consumo de combustível é o fator mais importante na hora de escolher um carro. O custo de manutenção é a segunda resposta mais citada, apontado por 66%. O valor do IPVA foi apontado por 41% dos respondentes.
Metodologia
A pesquisa quantitativa online foi encomendada pela OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics MindMiners entre os dias 07 e 13/12/2023.
As respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 500 pessoas com a intenção de comprar ou trocar de carro, sendo elas gênero: 52% Mulheres e 48% Homens.
Em relação às faixas de idade, 20% são de 18 a 24 anos; 13% entre 25 e 30 anos; 29% – 31 a 40 anos e 38% – 41% ou mais. No que tange à classe social: 15% dos respondentes pertencem à A; 13% B1; 27% B2; 29% C1; 14% C2 e 2% D e E.
Dos consumidores entrevistados, 48% são do Sudeste, 23% do Nordeste, 15% do Sul, 9% moram no Centro Oeste e 5% no Norte. Margem de erro do estudo 5% e 95% de confiança.