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Primeiro Mini 100% elétrico é apresentado com autonomia de 270 km

A eletrificação chegou aos modelos da Mini. A montadora inglesa apresentou nesta terça-feira (9) seu primeiro modelo 100% elétrico, o Mini Cooper SE. O esportivo compacto tem motor elétrico de 185 cv de potência com tração dianteira e promete uma autonomia de até 270 km com as baterias de alta voltagem instaladas no piso do veículo.

Baseado no Mini 3 Door, o Cooper SE é produzido no país de origem da marca. Ele sai da linha de produção na fábrica da MINI em Oxford, junto com as versões convencionais do modelo. Sua tecnologia de acionamento vem dos centros de competência do grupo BMW para eletromobilidade na Alemanha.

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Em vez de um motor a gasolina ou diesel, há um motor elétrico sob o capô do novo MINI Cooper SE. A bateria de alta voltagem com configuração específica do modelo é composta de células de íons de lítio subdivididas em 12 módulos. Eles formam uma unidade em forma de T posicionada no chão do veículo, fornecendo um conteúdo de energia bruta de 32,6 kWh.

O motor elétrico não é apenas menor, mas também significativamente mais leve do que um motor a combustão, contribuindo para a distribuição de carga do novo MINI Cooper SE. Juntamente com o centro de gravidade mais baixo, isso dá ao modelo elétrico o manuseio ágil, tornando-o fácil de controlar, mesmo quando em curvas em alta velocidade.

O novo MINI Cooper SE também oferece uma experiência de estrada segura, principalmente devido à posição de sua bateria de alta-tensão. É colocada no fundo do veículo entre os bancos dianteiros e os bancos traseiros. Como resultado deste arranjo, não há limites para o uso do espaço do compartimento de bagagens em comparação com as versões do modelo convencional. Como na MINI 3 Door com motor de combustão, o volume de bagagem sob a porta traseira é de 211 litros, expandindo para 731 litros quando os encostos dos bancos traseiros são rebatidos. A única diferença mensurável: para garantir a distância ao solo relevante para a bateria de alta-tensão instalada no piso do veículo, o novo MINI Cooper SE está posicionado cerca de 18 milímetros mais alto do que no modelo convencional. Com um peso de 1 365 kg, o modelo elétrico é apenas cerca de 145 kg mais pesado do que o MINI Cooper S 3 Door com transmissão. Steptronic.

RECARREGAR

A energia para eletrificar a condução do novo MINI Cooper SE da rede elétrica, à qual pode ser conectada através de uma tomada doméstica convencional, a MINI ELECTRIC Wallbox ou uma estação pública de carregamento. O cabo de carregamento padrão está disponível para conexão a uma tomada doméstica. Uma MINI ELECTRIC Wallbox está opcionalmente disponível para carregamento em casa, bem como um cabo trifásico para uso em estações de carregamento públicas. Ambas as opções permitem que a bateria de alta voltagem do novo MINI Cooper SE seja carregada com uma capacidade máxima de 11 kW – para 80% em duas horas e meia, e 100% em três horas e meia. Uma estação de carregamento rápido DC permite que as reservas de energia do veículo sejam atualizadas ainda mais rapidamente. A unidade de carregamento do novo MINI Cooper SE foi projetada para uma capacidade máxima de carga de 50 kW, permitindo que uma carga de 80% seja alcançada em apenas 35 minutos.

INTERIOR

Os equipamentos de série do novo MINI Cooper SE também incluem um sistema de navegação, além de itens centrais de exibição de instrumentos e serviços MINI Connected, especialmente voltados para a eletromobilidade. A tela eDrive fornece informações sobre o fluxo de energia atual e a autonomia, além de oferecer maneiras de aumentar o alcance do veículo, desativando funções de conforto ou aumentando a recuperação. No mapa de navegação, é possível exibir um círculo de alcance que indica o raio de ação do MINI Cooper SE, dependendo do nível de carga. Quando a orientação da rota é iniciada, ela exibe a rota mais rápida e a mais curta e também sugere uma rota “VERDE” envolvendo o nível mais baixo de consumo de energia.

O Connected Navigation de série inclui uma tela sensível ao toque de 6,5 polegadas no console central. Isso permite que o serviço de informações de tráfego em tempo real seja usado, assim como a plataforma de internet MINI Online e a preparação Apple CarPlay. A conexão do celular também significa que o mapa de navegação do veículo é atualizado automaticamente. Como opcional é oferecida a central Connected Navigation Plus, que inclui uma tela colorida de 8,8 polegadas e a função de carregamento sem fio para o celular.

O novo MINI Cooper SE inclui de série um sistema de ar-condicionado automático de 2 zonas com ventilação e controle de temperatura individual para motorista e passageiro da frente. As rodas podem ser de 16 ou 17 polegadas, dependendo do pacote escolhido pelo cliente.

Os preços não foram divulgados, como também não há previsão da chegada do modelo no Brasil.

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