A Kia Brasil tem investido na ampliação da eficiência logística e no fortalecimento de sua rede de pós-venda como estratégia para manter a satisfação de seus clientes no mercado nacional.
Com mais de três décadas de atuação no país, a marca opera um Centro Nacional de Distribuição de Peças com 12 mil m² e um acervo de mais de 1 milhão de itens, organizado em 72 ruas e 80 mil endereços internos.
De acordo com dados da empresa, cerca de 96% das entregas de peças são realizadas dentro do prazo previsto. O tempo de envio, no entanto, varia entre 1 e 20 dias úteis, a depender da localidade da concessionária.
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A operação é automatizada e utiliza um algoritmo para prever o estoque necessário de dois tipos de peças: as de giro rápido, como pastilhas de freio, e as chamadas “de imobilização”, que impedem o uso do veículo, como faróis e retrovisores.
O trabalho de melhoria continua dos processos de automação, tecnologia e capital humano segue o padrão de gestão de Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia Brasil, que assegura o foco no cliente satisfeito do showroom à oficina.
Para componentes que não estão disponíveis no estoque local, a montadora utiliza o serviço “Hot Line”, em que as peças são trazidas do exterior por via aérea. O objetivo é reduzir o tempo de espera e garantir a continuidade dos reparos na rede Kia.
O desempenho no pós-venda tem garantido à Kia reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior. A marca teve o reconhecimento do Prêmio UOL Carros em 2023 na categoria “Melhor Pós-venda do Brasil”, com votação aberta ao público. Vitórias anteriores ocorreram também em 2019 e 2020.
Premiada internacionalmente
A filial brasileira foi novamente premiada pela Kia Corporation com o título de maior índice de satisfação de clientes no pós-venda entre todas as operações da marca nas Américas do Sul, Central e Caribe. O reconhecimento, recebido cinco vezes consecutivas entre 2020 e 2024, leva em conta critérios como qualidade dos serviços prestados e eficiência da rede de concessionárias.
Em 2024, duas concessionárias da Kia no Brasil receberam ainda o título de Platinum Dealer, concedido pela montadora às lojas que atendem aos mais altos padrões globais em áreas como identidade visual, qualidade de atendimento, vendas e disponibilidade de peças. O selo coloca essas concessionárias no grupo das melhores do mundo dentro da rede Kia.