Já está em vigor novas alíquotas de imposto de importação para veículos eletrificados no Brasil. A medida segue o cronograma estabelecido pelo governo federal, por meio da Câmara de Comércio Exterior (Camex), e tem como objetivo incentivar a produção local de veículos elétricos e híbridos.
Com as novas regras, os carros 100% elétricos (BEVs) passam a pagar 25% de imposto de importação, ante os 18% que estavam em vigor até o mês de junho. Já os híbridos plug-in (PHEVs) terão alíquota de 28%, e os híbridos convencionais (HEVs), 30%.
O cronograma prevê novos aumentos gradativos até julho de 2026, quando todos os veículos eletrificados passarão a recolher 35% de imposto, a alíquota máxima permitida.
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Incentivo à produção local
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a medida visa fortalecer a indústria nacional de veículos eletrificados, estimular investimentos em fábricas no Brasil e reduzir a dependência de produtos importados.
Desde o anúncio da retomada do imposto no fim de 2023, marcas como BYD e GWM anteciparam suas estratégias industriais. Ambas já iniciaram operações fabris locais, em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP), respectivamente. A BYD, inclusive, revelou seus dois primeiros modelos produzidos no Complexo de Camaçari.
Essas fábricas operaram com regimes em SKD (semi knock-down) que permitem algum grau de nacionalização das peças e ajudam a mitigar os impactos da tributação sobre modelos ainda importados em partes.
Impacto no mercado e nos preços
Nos primeiros meses de 2025, a expectativa da alta de impostos levou a uma corrida por importações. Segundo dados de comércio exterior, as importações de veículos eletrificados aumentaram 46% no primeiro trimestre do ano. Cerca de 40% dessas unidades vieram da China. Até maio, mais de 180 mil veículos eletrificados já haviam sido trazidos ao país.
Com o início da nova alíquota, o setor projeta aumento de preços nos modelos importados, especialmente para os veículos sem produção local ou com volume limitado de nacionalização. Modelos como BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Volvo EX30 podem ter impacto direto caso os estoques atuais não sejam suficientes para segurar os preços por mais tempo.
Cronograma das alíquotas
Categoria | Jan/2024 | Jul/2024 | Jul/2025 | Jul/2026 |
---|---|---|---|---|
BEVs (100% elétricos) | 10% | 18% | 25% | 35% |
PHEVs (híbridos plug-in) | 12% | 20% | 28% | 35% |
HEVs (híbridos convencionais) | 12% | 25% | 30% | 35% |