O novo Nivus 2025 chegou ao mercado brasileiro e recebeu, principalmente, mudanças estéticas. O SUV cupê é comercializado em duas versões (Comforline e Highline). Com as novas normas do Proconve L8, o modelo precisou de ajustes para se adaptar às regras de emissão.
Na parte mecânica, foi feita uma calibração na parte do catalisador, para reduzir as emissões de poluentes. Porém, o motor segue o mesmo 200 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Mas teve um ajuste na velocidade máxima do SUV. Agora o Nivus alcança 193 km/h. Para compensar os ajustes na parte de emissão, o para-choque frontal do carro compensou as calibrações.
LEIA MAIS
+ Toyota Corolla é rebaixado em teste de colisão do Latin NCAP; confira
A justificativa do título é a nova grade frontal, mais robusta e com uma tomada de ar nas laterais. Isso ajudou a reduzir o consumo médio do carro. Prova disso, são os números anteriores frente aos atuais.
Nivus 2024
- 8,3 km/l – cidade (etanol)
- 9,9 km/l – estrada (etanol)
- 11,9 km/l – cidade (gasolina)
- 14,1 km/l – estrada (gasolina)
Nivus 2025
- 8,6 km/l – cidade (etanol)
- 10,3 km/l – estrada (etanol)
- 12,4 km/l – cidade (gasolina)
- 14,8 km/l – estrada (gasolina)
Em nosso teste, fizemos um percurso de quase 30 quilômetros num trajeto misto entre cidade e estrada. Abastecido no etanol, o novo Nivus 2025 chegou à portaria da Volks com média acima de 12 km/l. Porém, devido a um erro no GPS, precisamos retornar e fazer um trajeto diferente, o que reduziu a média ao fim do teste. Ainda assim, o resultado final de 10,2 km/l no etanol é um bom resultado.
O SUV cupê da Volks parte de R$ 136.990 na variante Comfortline e chega a R$ 153.990 na Highline. Porém esta última conta com um pacote exclusivo, Outfit (R$ 2.120), com detalhes escurecidos. Além disso, o interior tem um revestimento de banco diferente, assim como no painel.
Já o pacote ADAS (R$ 4.470) adiciona Assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assit) e de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist), Assistente de estacionamento “Park Assist”, câmera Multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Com relação ao visual na dianteira e na traseira, os faróis e lanternas recebem uma barra em LED entre os dois extremos, o ‘light strip’, entregando uma assinatura noturna. Na traseira, o para-choque recebe nova linha em destaque e marcações da carroceria na laterais.
Cabine
Por dentro, os bancos do Nivus 2025 receberam nova roupagem com costuras redesenhadas e novo acabamento. Nas portas e painel, o revestimento ‘soft touch’ acompanha as costuras dos bancos em contraste.
Outra novidade é a VW Play, central multimídia de 10,1 polegadas. Agora, ela chega em nova geração, com internet embarcada, sem a necessidade de parear o celular ou conectá-lo a uma rede Wi-Fi.
Com os mais de 15 aplicativos disponíveis na loja online, o motorista pode chegar em qualquer lugar usando o Waze ou curtir suas playlists no Spotify sem tirar o telefone do bolso.