Nos últimos anos, temos testemunhado uma tendência crescente de carros de baixa cilindrada adotando a tecnologia turbo. Carros 1.0 estão mais potentes devido a adoção de uma propulsão turbinada associada ao motor flex. Mas por que isso está acontecendo?
Uma das questão é sobre a eficiência de combustível. Os motores turbo comprimem o ar antes de entregá-lo aos cilindros, permitindo uma queima mais eficiente do combustível. Isso resulta em uma melhor economia de combustível, o que é importante em um cenário de aumento dos preços dos combustíveis.
Outro fator positivo é sobre o desempenho. Embora os motores de baixa cilindrada mostrem menos potência, um turbo pode compensar essa deficiência ao aumentar a quantidade de ar e combustível que entra nos cilindros. Com isso, há uma melhoria significativa no desempenho do automóvel.
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Não podemos deixar de citar a questão ambiental. Com regulamentações cada vez mais rigorosas em relação às emissões de poluentes, os fabricantes estão buscando maneiras de tornar seus veículos mais limpos e eficientes. Os motores turbo flex ajudam nesse esforço, pois permitem que os fabricantes estejam dentro das normas de emissões sem sacrificar o desempenho.
Outrora, os turbos eram reservados principalmente para carros de alto desempenho e luxo. No entanto, avanços na tecnologia de fabricação e uma maior demanda do mercado tornaram os turbos mais acessíveis. Um exemplo disto é o motor 1.0 turbo da Stellantis que conta com aplicação em diversos modelos.
A Volks também adota a estratégia para entregar mais desempenho e não fugir das regras de emissões. Vale destacar que há uma demanda crescente por carros que ofereçam um equilíbrio entre desempenho e eficiência, tornando os motores turbo uma escolha atraente.
O Kia Stonic é outro exemplo. SUV tem motor 1.0, mas com 120 cavalos de potência. O desempenho a mais é fruto da propulsão Kappa 1.0 Turbo GDI.
Outro exemplo, o recém-lançado Renault Kardian também adota o motor turbo 1.0. São 125 cv de potência e um consumo urbano na casa dos 13 km/l. Números que confirmam a eficiência do turbo.