A nova geração do HB20 foi apresentada nesta semana e chega ao mercado na primeira quinzena de outubro às concessionárias. Primeiro veículo da Hyundai Motor Brasil inspirado na nova linguagem de design da marca, a “Esportividade Sensual”, o compacto estreia com preços que variam entre R$ 46.490 e R$ 81.290. Produzido na fábrica da montadora sul-coreana em Piracicaba (SP), o modelo traz equipamentos inéditos, maior espaço interno e motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível. O estilo da versão hatch vem gerando polêmica nas redes sociais, principalmente após a apresentação da nova geração do Onix (leia aqui), maior concorrente do compacto sul-coreano.
As linhas que cortam a silhueta lateral do HB20 partem dos faróis – elas aparecem entre as janelas e as maçanetas, e terminam no meio da porta traseira. Outro vinco surge nas bases das portas e complementa o visual. As novas rodas de liga leve e o conceito de teto flutuante (disponível no HB20 e no HB20X) dão um certo frescor ao modelo.
O design traseiro é o que mais desagradou aos internautas com os novos para-choque e conjunto óptico. As lanternas fornecem uma assinatura exclusiva ao HB20. Na configuração sedã, o caimento mais prolongado do teto até o porta-malas proporciona ares de fastback ao três-volumes e remete à identidade visual dos “irmãos maiores” Elantra e Sonata. Assim como nesses sedãs, o HB20S traz lanternas horizontalizadas, boa área envidraçada traseira e placa reposicionada para o para-choque.
Estilo interior
O habitáculo da família HB20 tem novas linhas limpas e horizontais, combinadas ao acabamento mais sofisticado e novas cores, que compõem um equilíbrio único entre inovação e modernidade. Nisso, o modelo realmente evoluiu.
Todas as versões tiveram seus bancos renovados – estão mais ergonômicos, confortáveis e estilosos. Um dos grandes destaques do estilo interior é o acabamento Marrom Desert, disponível para a versão Diamond Plus do hatch. Nela, a cor marrom aparece no painel, no console, nos painéis das portas, nos bancos em couro e no volante, este também revestido em couro. Detalhes na cor azul fazem parte do estilo e estão presentes ao longo do painel e nas costuras do banco, volante e manopla de câmbio.
O espaço interno da nova geração do HB20 foi aprimorado visando a melhor ocupação pelos passageiros, crescendo 30 mm no entre-eixos. O vão para as pernas no banco traseiro cresceu 47 mm, o que se traduz em mais conforto para quem viaja na segunda fileira. O porta-malas segue com 300 litros nas configurações hatch e X, e passa de 450 litros para 475 litros na configuração sedã.
Conforto e conveniência
A versão topo de linha tem itens como ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, piloto automático e limitador de velocidade.
Além disso, conta com partida do motor por botão, alavancas no volante para trocas de marcha (Smart Shift), sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, e a nova central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas, oferecendo conectividade com smartphone por meio do Apple Car Play e do Google Android Auto. Estão disponíveis para todas as versões direção elétrica e banco do motorista com ajuste de altura por alavanca.
Segurança e tecnologia
A versão mais completa de toda a linha HB20, HB20S e HB20X, a Diamond Plus, dispõe de sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa – itens únicos no segmento -, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM).
Na estrutura da carroceria do novo HB20, a participação de aço de alta resistência passou de 19% para 30% em todas as configurações. Esta melhoria contribui diretamente para a redução de peso e aumento da segurança em colisões.
A versão topo de linha também sai de fábrica com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais de tórax. Para as demais versões são sempre dois airbags frontais. À exceção das versões Sense e Vision 1.6 MT no hatchback e Vision 1.0 no sedã, as demais trazem sistema completo de segurança ativa, com controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), e sinalização de frenagem de emergência (ESS).
Todos os veículos ainda são equipados com fixação ISOFIX com top tether para cadeirinha de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança retráteis de três pontos (dianteiros e traseiros) e com pré-tensionador (dianteiros), apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura (para todos os ocupantes), estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável.
Dimensões
Em sua segunda geração, o HB20 teve suas medidas aumentadas. O tamanho entre eixos cresceu 30 mm para todas as configurações. HB20, HB20S e HB20X também estão mais largos – acréscimo de 40 mm, 40 mm e 30 mm, respectivamente – e mais compridos – aumento de 20 mm, 30 mm e 15 mm, respectivamente.
Motorização
A grande novidade na segunda geração do compacto sul-coreano é o motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível. O propulsor equipa as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus do HB20 e HB20S.
Com o sistema de injeção direta (GDI), turbo e intercooler, o propulsor três-cilindros entrega potência de 120 cv, além do torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm – em outras palavras, ultrapassagem e aceleração são mais eficientes do que nunca, pois a força total do motor está disponível quase que instantaneamente. A opção turbo está sempre acoplada ao câmbio automático de seis velocidades.
As motorizações disponíveis são:
Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex
– Cilindrada: 998 cm³
– Potência: 120 (E) | 120 (G) a 6.000 rpm
– Torque: 17,5 kgf.m (E) | 17,5 kgf.m a 1.500 rpm
– Taxa de compressão: 10.5
Kappa 1.0l 12V DOHC CVVT Flex
– Cilindrada: 998 cm³
– Potência: 80 (E) | 75 (G) a 6.000 rpm
– Torque: 10,2 kgf.m (E) | 9,4 kgf.m a 4.500 rpm
– Taxa de compressão: 11.5
Gamma 1.6l 16V DOHC D-CVVT Flex
– Cilindrada: 1,591 cm³
– Potência: 130 (E) | 123 (G) a 6.000 rpm
– Torque: 16,5 kgf.m (E) | 16,0 kgf.m a 4.500 rpm
– Taxa de compressão: 11.0
Versões e preços
A segunda geração do HB20 está disponível em versões inéditas. Para a configuração hatch temos
– Sense (1.0l MT) R$ 46.490
– Vision (1.0l MT) R$ 48.990
– Vision (1.6l MT) R$ 57.590
– Vision (1.6l AT) R$ 62.790
– Evolution (1.0l MT) R$ 53.790
– Evolution (1.0 Turbo GDI AT) R$ 67.190
– Launch Edition (1.6l AT) R$ 69.990
– Diamond (1.0l Turbo GDI AT) R$ 73.590
– Diamond Plus (1.0l Turbo GDI AT) R$ 77.990
Já o HB20S sai de fábrica com opções:
– Vision (1.0l MT) R$ 55.390
– Vision (1.6l MT) R$ 62.590
– Vision (1.6l AT) R$ 67.390
– Evolution (1.0l MT) R$ 58.390
– Evolution (1.0 Turbo GDI AT) R$ 71.790
– Diamond (1.0 turbo GDI AT) R$ 76.890
– Diamond Plus (1.0l Turbo GDI AT) R$ 81.290
A família fica completa com o aventureiro HB20X, disponível nas versões
– Vision (1.6l MT) R$ 62.990
– Vision (1.6l AT) R$ 67.890
– Evolution (1.6l AT) R$ 69.890
– Diamond (1.6l AT) R$ 75.190
– Diamond Plus (1.6l AT) R$ 79.590