Porto Alegre (RS) – Como fazer o sucessor do carro mais vendido de um país? Esse era o tamanho do desafio da Chevrolet no Brasil ao apresentar a segunda geração do Onix e do Prisma. Os dois modelos são líderes de seus segmentos e tem ainda o hatch como o carro mais emplacado no país nos últimos anos e que seguirá líder em 2019.
A Chevrolet mostrou que não quer arriscar perder a liderança entre os compactos ao manter os preços das versões mais vendidas tanto do hatch como a do Plus (nova nomenclatura do sedã). O Onix parte de R$ 48.490 com motor 1.0 aspirado de três cilindros e 82 cv de potência acoplado ao câmbio manual de seis marchas. Além dos equipamentos básicos (vidro elétrico, ar-condicionado…) a versão de entrada já traz os 6 airbags de série, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade e tração.
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A versão LT (mais vendida) segue partindo de R$ 51.590. Tem a mesma configuração mecânica da de entrada, mas ganha a nova central multimídia Mylink. Por mais R$ 2,4 mil já é possível levar o LT1 com abertura do carro e partida sem chave, faróis automáticos, câmera de ré e carregador de celular por indução. São equipamentos inéditos para um carro nessa faixa de preço. O LTII sai por R$ 54.625 e acrescenta Onstar e Wi-Fi. Já a versão mais cara com motor aspirado, a LTIII custa R$ 55.590 e vem mais com faróis de neblina e roda de liga leve de 15 polegadas. (ver tabela completa abaixo)
O Onix hatch só chega às lojas em novembro. Por isso só pudemos testar a carroceria sedã. O Onix Plus substitui o Prisma com grande estilo. Testamos a versão Premier, a topo de linha que parte de R$ 73.190 e chega até os R$ 76.190. Não é barato, mas ficou abaixo do que a grande maioria dos jornalistas da área esperavam ou estipulavam. Ficou cerca de R$ 10 mil mais barato que seus concorrentes em suas versões topo de linha, como Virtus Highline e Cronos HGT com os pacotes de opcionais.
O Onix Plus parte de R$ 54.990 com motor 1.0 aspirado de 82 cv e câmbio manual de seis velocidades. A partir daí vem as versões turbinadas. A primeira por R$ 58.790 com motor turbo 1.0 turbo e câmbio manual de seis velocidades, a Onix Plus Turbo LT por R$ 61.190 e a Onix Plus Turbo LTZ por R$ 65.790. Para levar o LTZ com câmbio automático é preciso incluir um pacote de opcionais por R$5.200, elevando o valor do modelo para R$ 70.990. As rodas são de 15 polegadas.
Já a versão Premier tem a mesma mecânica das versões LTZ, mas será mais caprichada em equipamentos. Custa R$ 73.190 e conta com rodas serão de 16 polegadas, lanternas e DRL em LED, internet Wi-FI e muitos outros mimos, como o carregador de celular por indução. Como opcional tem um pacote que custa R$ 3 mil e inclui Park Assist, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital e bancos com revestimento premium.
O novo motor 1.0 turbo de três cilindros entrega 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.O Novo Onix Plus 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos – números melhores aos que do Cobalt 1.8, por exemplo.
Novo Onix 2020
O conjunto surpreender durante o teste que fizemos em Porto Alegre. A versão Premier com transmissão automática de seis velocidade tem uma pegada esperta, com saída rápidas. As retomadas são um pouco lentas, mas nada que será sentido no uso urbano. Esqueça o jeitão molenga e preguiçoso do Prisma. O Onix Plus tem um acerto de suspensão bem calibrado, direção leve e direta e um motor ágil que vai surpreender muita gente, principalmente os concorrentes.
Com gasolina no tanque, o Novo Onix Plus com transmissão manual roda, em média, 17 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. No automático o Onix Plus com gasolina roda, em média, 15,7 km/l na estrada e 12 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.
Novo Onix Plus 2020
A Chevrolet divulgou que o novo Onix Plus ganhou 5 estrelas nos testes do Latin NCAP, nota máxima em segurança. O modelo vem com 6 aisbags de série em todas as versões, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em declive.