Novo Corolla 2020 capítulo final. O lançamento confirmado para a primeira semana de setembro com reserva de local no Guarujá, litoral de São Paulo. Descobrimos que o carro chegará no dia 12 do mesmo mês às concessionárias para o VIP day nacional. A montadora vai lançar as três versões com direito a nova estrela que será o modelo mais completo e híbrido do sedã.
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No topo da gama, Altis, a estreia do Toyota Safety Sense e do propulsor híbrido 1.8 aspirado de ciclo Atkinson. O motor será flex de 101 cv de potência e vai trabalhar em conjunto com o elétrico de 72 cv. Os dois juntos devem gerar uma combinação próxima ou levemente superior aos 125 cv. A transmissão automática CVT está no cardápio.
A Toyota fechou a fábrica para manutenção de equipamentos e troca de matrizes para montagem do novo modelo. As revendas deixaram de receber as unidades do atual modelo que saiu de linha. Sem encomendas. A confirmação do início de produção está garantida para o próximo dia 19, no retorno ao trabalho e na largada do ramp-up da planta. O termo significa a fase inicial da produção industrial que visa a venda de um novo produto, nesse caso, o Corolla 2020.
A montadora também elevará o padrão do GLi, hoje seu carro de entrada no segmento médio. O sedã vai explorar a mecânica 2.0 com acabamento inferior ao XEi, lógico. Mas as apostas de lançamento estarão voltadas para as duas versões do Altis. A pura (digo básica de luxo) que entregará um pouco mais de luxo, em relação ao intermediário e a premium.
Analistas do mercado estudaram as possibilidades quanto aos preços que podem se apresentados nos primeiros dias de setembro. O Corolla GLi vai se manter na cas abaixo dos três digitos e aposta-se em valor próximo dos R$ 99 mil. O XEi cerca de R$ 9 mil a mais e o Altis na casa dos R$ 120 mil. O Altis com o pacote premium pode custar um valor bem semelhante ao do Prius 2019. Minha aposta seria entre R$ 124 mil a R$ 127 mil.
Apple CarPlay e Android Auto
Vale lembrar que o Corolla 2020 terá um painel com nova central multimídia flutuante, como você conhece no Fiat Argo, por exemplo, ou até mesmo nos carros da Audi. A tela vai ser bem diferente do que é hoje, fixada no centro do painel, e nós já mostramos isso. A função de maior utilidade do equipamento será o uso dos APPs CarPlay e Android Auto.
Finalmente os japoneses do Brasil convenceram a matriz no Japão que não adianta remar contra a onda da tecnologia. A conta-corrente contra o RAV4 está negativa. O novo SUV híbrido ficou devendo a história que deverá ser atualizada no começo do próximo ano.
A Toyota entende que nessa corrida silenciosa, pela busca dos dados e das informações fornecidas gratuitamente pelos clientes, Apple e Google saem na frente e flertam com “nossos caminhos” o tempo todo. E isso já acontece com os smartphones.
Em junho, durante a descoberta da nova geração do Hyundai HB 20, na Coréia do Sul, a montadora declarou que não tem planos de usar plataformas associadas a Google, Amazon ou Apple para compartilhar dados sobre o carro e seus trajetos.
O vice-presidente do Laboratório de Pesquisa de Inteligência Artificial da Hyundai, Jeong Hee Kim, foi taxativo em afirmar que a montadora terá o seu próprio caminho e vai gerir por conta própria os dados dos motoristas de seus carros. Os Sul-coreanos contarão na frente de todo mundo da tecnologia 5G, realidade local.
A Toyota está longe disso? Não sabemos ao certo mas é fato que incomoda entregar a experiência do usuário ao “concorrente” diante da mobilidade. Um bom número de condutores utiliza o celular como ferramenta de trabalho ou fonte de entretenimento no trânsito. Uma perigosa realidade urbana amenizada por centrais inteligentes, que devem, no mínimo, espelhar os telefones.
Em 2018 o Ministério da Saúde indicou em pesquisa que um em cada cinco brasileiros admite utilizar o telefone enquanto dirige. Cá pra nós é só olhar do lado de fora da janela porque nem mesmo os motociclistas escapam da estatística. Hoje, a infração que antes era grave passou a ser gravíssima e a multa é de R$ 293,47 pelo uso do aparelho, mesmo que você esteja parado no semáforo esperando o sinal abrir.
Novo Corolla Europeu
O que é o Toyota Safety Sense (TSS)?
Sistema já é oferecido no novo RAV4 Hybrid e incorpora o pacote de segurança ativa na versão SX. O TSS conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Portanto segurança virá em primeiro lugar.
Pré-colisão frontal (PCS)
O pré-colisão frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista através de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Alerta de mudança de pista com condução assistida (LDA)
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Processo que inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema aplica pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.
Faróis altos automáticos
Faróis altos automáticos (AHB) são projetados para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
É semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.