O oitavo representante da família de veículos compactos da Mercedes (Classe A e Classe B) foi apresentado nesta terça (11) ao mundo. O GLB ficará posicionado entre o SUV de entrada GLA e o GLC. Apesar de ser de uma plataforma compacta, o novo utilitário terá opção de 5 e 7 lugares, com forte apelo para o uso familiar.
Visualmente, o GLB se parece mais com a família da Classe G do que do GLA, de quem divide plataforma. Seu formato mais quadrado, de linhas retas, dão ares de minivan ao utilitário, que chega na Europa com quatro opções de motorização.
LEIA MAIS
+ O adeus de quem nem chegou? Mercedes não produzirá Classe X na Argentina
+ Linha mais vendida da Mercedes-AMG chega renovada e parte de R$ 500 mil
As medidas do GLB são: 4.634 mm de comprimento, 1.834mm de largura e 1.658 mm de altura (1.662 mm na versão de sete passageiros). Na distância entre-eixos, que garante o espaço interno para sete passageiros, temos 2.829 mm, número sem igual no segmento, segundo a Mercedes.
Para o lançamento, o GLB conta com quatro motorizações com opções 1.3 L e 2.0 L a gasolina e apenas motores de dois litros para as versões a diesel. A transmissão é sempre a automática 7G-DCT no motor menor e 8G-DCT no propulsor maior.
O GLB 200 consegue entregar 163 cv e 25,5 kgfm de torque no motor 1,3 turbo. Na sequência vem o GLB 250, em que o bloco 2.0 chega aos 224 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a100 km/h em 6,9 segundos.
A gama diesel, sempre com caixa automática de oito, começa com o GLB 200d, que entrega 150 cv e 30,6 kgfm e oferece como opcional a tração integral 4MATIC que é de série no GLB 250d de 190 cv e 40,9 kgfm.
O SUV tem, em todas as versões, uma suspensão McPherson no eixo dianteiro e multibraço para a retaguarda. Não previsão da chegada do modelo no mercado brasileiro.