O segmento dos automóveis importados fechou o primeiro quadrimestre de 2023 com crescimento de 84% frente ao mesmo período de 2022. Na importação, foram 9.942 unidades vendidas nos primeiros quatro meses deste ano, ante as 5.405 unidades dos primeiros quatro meses de 2022.
Ao considerar o desempenho de vendas do mês de abril, veículos importados – com licenciamento de 2.316 unidades – absorveram queda de 26,5% ante março último , mas manteve alta de 54,5% se comparados ao mês de abril de 2022, quando foram anotadas 1.500 unidades licenciadas.
A produção nacional das associadas à Abeifa, por sua vez, emplacaram – em abril – 1.398 unidades, 6,6% menos em relação a março último (1.496 unidades), e queda expressiva de 60,4% ante março do ano passado (3.533 unidades).
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Somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 3.714 veículos em abril, as associadas à Abeifa registram percentual negativo de 20,1% em relação ao mês anterior, quando foram emplacadas 4.646 unidades e queda de 26,2% ante igual período de 2022, quando foram vendidas 5.033 unidades.
“O fornecimento instável de componentes, em especial dos semicondutores, ainda impacta a comercialização tanto de veículos importados como os de produção nacional”, avalia o presidente da Abeifa, João Henrique Garbin de Oliveira.
Participações
Em abril último, com 3.714 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,4% do mercado total de autos e comerciais leves (151.721 unidades).
Se consideradas somente as 2.316 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,52% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 1.398 veículos, significaram marketshare de 0,92%. No acumulado do ano, a participação das associadas à Abeifa é de 2,52%.